• Leia mais notícia sobre a Expointer
A Escola Técnica Estadual Achilino de Santis, de Rincão dos Miranda, distrito de Santo Antônio das Missões, é uma das instituições que participarão da Feira. Com o projeto denominado “Plantando novas sementes na Educação do Campo”, a escola busca a valorização da cultura e do conhecimento do campo no que dizem respeito ao manejo com o solo, água, com as plantas e animais de forma a despertar na criança o amor à vida rural.
A diretora, Andreia Balbé Machado, destacou que o projeto é voltado para alunos das séries iniciais que recebem auxílio de monitores dos cursos técnicos da escola. Além de expor o projeto, a instituição levará alunos para visitar a exposição.
– Já participamos há mais de oito anos e há quatro anos na parte da agricultura familiar. O objetivo maior do nosso projeto é aliar a prática à teoria – afirmou.
Outra escola que participará da Exposição é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Tomé de Souza, do município de Alpestre. O projeto da instituição é “Horta Orgânica Escolar: Mais saúde na mesa”, e tem o objetivo de implantar a cultura orgânica de alimentos no ambiente escolar. Além de fornecer produtos baratos e sem prejuízos ambientais, pode auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes da importância de práticas ecologicamente corretas para a preservação do planeta. O projeto será exposto pela Professora Salete Mariotti e a aluna Marlise Artmann Novak. A coordenação é da diretora Olívia Pietroski.
Os estandes das escolas estarão junto ao pavilhão da Agricultura Familiar, em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS).