No auge do verão, artefatos em lã são sucesso de venda na Agricultura Familiar

Estande da Expodireto Cotrijal é destaque na venda de ovelhas de lãO sol é forte e a sensação térmica dentro do pavilhão da Agricultura Familiar, na Expodireto Cotrijal, evento que termina nesta sexta, dia 9, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, é ainda maior. Por isso, as caminhadas pelo parque são intervaladas com muito refresco.

No espaço, tem de tudo: água, sucos naturais e sorvetes, oferecidos por agricultores de diversas regiões do Estado que vêm expor seus produtos. Mesmo no auge do verão, há quem já esteja pensando no frio do inverno. O estande Criações Rô chama a atenção de quem passa e dá calor só de olhar: tem chinelos, palas, coletes, tapetes, tudo de lã.

O casal Rosangele e Edegard Scholante participa pelo quarto ano como expositor. Em uma propriedade a 70 km do município de Bagé (RS), os produtores criam ovelhas e cabras e vivem da produção de carne e lã. A um dia do encerramento da feira, a produtora comemora:

– É o melhor ano. As vendas estão maravilhosas e a expectativa é superar o que foi comercializado no ano passado, diz Rosangele.

As ovelhinhas, que servem para decoração especialmente em festas de fim de ano, são prova desse sucesso. Em 2011, o casal trouxe à Expodireto 100 unidades, todas vendidas. Agora, foram 400, que sumiram rapidinho da prateleira. O preço varia de R$ 5 (o chaveiro de ovelha) a R$ 60.

Os produtores contam que participam de diversas feiras pelo Brasil, em Estados como Rio de Janeiro e Brasília, onde as ovelhas também encantam, apesar do calor que faz por lá.