A decisão final ocorreu na tarde dessa terça, dia 28, após o julgamento das categorias na segunda, 27. No final, os vencedores foram bastante aplaudidos pelo público que tomou as arquibancadas da pista de campo e elogiados pelos jurados Rodrigo Albuquerque Py e Carlos Parietti Henderson, que contaram ainda com o auxílio do árbitro Gustavo Aguerre.
Éguas adultas vencem nas fêmeas
A Campeã Égua Adulta Oraca do Itapororó, que de quebra ainda foi escolhida o Melhor Exemplar da Raça, veio para a Expointer para participar do Freio de Ouro no qual ficou com a Prata e mostrou que continua em forma, cinco anos após ter faturado os mesmos prêmios. A égua gateada, filha de Jalisco de Santa Angélica e Fuzarca do Itapororó, foi exposta por Aldo Vendramin, de Palmeira (PR).
O prêmio de Reservada Grande Campeã ficou com Faceira II do Itapororó, que em setembro completa 17 anos, sendo a égua mais velha da mostra. Assim como Oraca, Faceira também já havia conquistado o Grande Campeonato e sido eleita o Melhor Exemplar da Raça em Esteio no ano de 1999 e era a reservada de Oraca na categoria. Filha de Las Hortênsias Rigolemu e Balisa do Itapororó, Faceira foi exposta por Silvio Luis Rickes e Marcelo Móglia.
O título de 3ª Melhor Fêmea do julgamento ficou com a Campeã Potranca Maior, Las Misiones Que Guapa, criada e exposta por Fernando Gonçalves do Nascimento de São Luiz Gonzaga (RS). A Campeã Égua Menor da FICCC e da Expointer, Jaguatirica da Reconquista, exposta pela Cabanha do Mako de São Lourenço do Sul (RS), ficou com a escarapela de 4ª Melhor Fêmea do julgamento.
Na avaliação de Py, a fila do Grande Campeonato foi preenchida por quatro animais de excepcional qualidade.
– A primeira muito equilibrada, com ótima linha superior e aprumos. Impressionante a forma como ela encara a pista e avança – disse sobre a vencedora.
O jurado ainda agradeceu à ABCCC pela oportunidade de atuar ao lado de Parietti e Aguerre e comentou que a raça estaria bem representada na pista.
Potrancos maiores levam nos machos
Campeão na categoria Potranco Maior, Bem Criado Cala Bassa foi apontado pelos jurados como o Grande Campeão entre os machos. O potranco lobuno, exposto por Silvio Luis Rickes e Marcelo Móglia, descende do Grande Campeão da Expointer e Reservado Grande Campeão da FICCC por duas vezes, Piraí 1569 do Brazão, que morreu a pouco mais de um mês, e de Pintura da Lagoa. A Exposição internacional foi também a pista em que Bem Criado conseguiu o passaporte.
O também potranco menor JA Impulso, foi o reservado na categoria e no Grande Campeonato. Filho de Equador de Santa Edwiges e JA Capitu, Impulso foi criado e exposto por José Antônio Anzanello da Fazenda Santa Edwiges de São Lourenço do Sul. O chegou à decisão do ciclo depois de conseguir o passaporte nas exposições de Pelotas (RS) e na Outonal de Esteio.
O posto de 3º Melhor Macho da Expointer ficou com o melhor cavalo adulto do julgamento, Galo de Santa Edwiges, Reservado Grande Campeão na Expointer 2011. O cavalo colorado, filho de Tinajera Chambergo e Baioneta do Tamboré, foi exposto pelas Cabanhas Procópio, GAP São Pedro e Itapororó e Santa Marta – de Pelotas, Uruguaiana e Alegrete, no RS.
Farrapo da Maior, filho de JLS Hermoso e FJC Amenaza, ficou com o prêmio de 4º Melhor Macho da exposição. Reservado Campeão Cavalo Adulto no julgamento das categorias, Farrapo foi criado e exposto por André Ricardo Souto Maior, da Cabanha Maior de Painel, de Santa Catarina, e obteve a vaga na Exposição Passaporte realizada em Lages (SC).
Sobre a avaliação dos machos, o presidente da Associação de Criadores do Uruguai fez importantes considerações.
– É um animal muito típico, com muita expressão e harmonia. Só tenho que agradecer à ABCCC pela oportunidade e felicitar os criadores pelo nível excepcional de animais que estiveram em pista – disse Parietti.
Proprietários comemoram em dobro
Para Aldo Vendramin, a conquista de Oraca somada ao Freio de Prata foi uma vitória dupla.
– Isso nos enche de orgulho e aumenta a responsabilidade. É muito raro um animal em preparo funcional vencer o grande campeonato na morfologia. Ela andou muito bem e desfilou como uma vencedora. Ainda pode acontecer – disse, acrescentando também que a égua poderá ter uma nova chance no Freio.
Ao comemorar a vitória de Bem Criado, Marcelo Móglia lembrou a perda do garanhão Piraí 1569 do Brazão.
– O cavalo velho nos deixou faz um mês e na primeira geração nos deu um Grande Campeão de Esteio – resumiu emocionado.
Silvio Rickes, expositor em parceria com Móglia de Bem Criado e Faceira, também festejou em dobro.
– Com a Faceira queríamos mostrar a longevidade e o Bem Feito é um potranco que a gente acredita muito. Foi um grande resultado. Acho que inauguramos essa parceria ao melhor estilo – avaliou.
CAMPEÕES
Fêmeas
Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça
Oraca do Itapororó, filha de Jalisco de Santa Angélica e Fuzarca do Itapororó Criador: Nestor de Moura Jardim Filho, Itaqui-RS
Expositor: Aldo Vendramin
Estabelecimento: Estância Vendramin, Palmeira-PR
Reservada Grande Campeã
Faceira II do Itapororó, filho de Las Hortensias Rigolemu e Balisa do Itapororó
Criador: Nestor de Moura Jardim Filho, Itaqui-RS
Expositor: Silvio Luis Rickes e Marcelo Moglia
Estabelecimento: Cabanha Dom João e Cala Bassa, Eldorado do Sul e Bagé-RS
3ª Melhor Fêmea
Las Misiones Que Guapa, filha de Las Misiones de La Noche e Las Misiones Lembranças Criador: Fernando Gonçalves do Nascimento, Santo Ângelo-RS
Expositor: Fernando Gonçalves do Nascimento
Estabelecimento: Cabanha Las Misiones, São Luiz Gonzaga-RS
4ª Melhor Fêmea
Jaguatirica da Reconquista, filha de La Invernada Hornero e Saia Curta 135 da Ronda Criador: Marcelo Tellechea Cairoli, Porto Alegre-RS
Expositor: Agropecuária do Mako Ltda
Estabelecimento: Cabanha do Mako, São Lourenço do Sul-RS
Machos
Grande Campeão
Bem Criado Cala Bassa, filho de Piraí 1569 do Brazão e Pintura da Lagoa
Criador: Marcelo Rezende Móglia, Bagé-RS
Expositor: Marcelo Rezende Móglia e Silvio Rickes
Estabelecimento: Cabanha Cala Bassa e Don João, Bagé e Porto Alegre-Rs
Reservado Grande Campeão
JA Impulso, filho de Equador de Santa Edwiges e JA Capitu
Criador: José Antonio Anzanello, Porto Alegre-RS
Expositor: José Antonio Anzanello
Estabelecimento: Fazenda Santa Edwiges, São Lourenço do Sul-RS
3° Melhor Macho
Galo de Santa Edwiges, filho de Tinajera Chambergo e Baioneta do Tamboré
Criador: Daniel Anzanello, Porto Alegre-RS
Expositor: Cabanhas Procópio, Gap São Pedro, Itapororó e Santa Marta
Estabelecimento: Cabanhas Procópio, Gap São Pedro, Itapororó e Santa Marta, Pelotas, Uruguaiana e Alegrete-RS
4° Melhor Macho
Farrapo da Maior, filho de JLS Hermoso e FJC Amenaza
Criador: André Ricardo Souto Maior, Itajaí-SC
Expositor: André Ricardo Souto Maior
Estabelecimento: Cabanha Maior, Painel-SC