– A Expointer é uma das mais importantes feiras de todo o mundo, portanto a exposição de animais certamente será muito boa para nós. A procura de zebu para cruzamentos tanto para corte como para leite está cada vez maior e a raça guzerá se enquadra muito bem, pois seus cruzamentos são muito produtivos para pecuária de corte e leite.
O criador Firmino Teixeira Júnior, da Cabanha CJR de André da Rocha (RS), participará pela segunda vez da Expointer e está otimista.
– Esperamos um crescimento bem significativo para a raça. Ao que tudo indica, o guzerá está em ascensão no estado e a Expointer sem dúvida nenhuma é uma grande vitrine para o zebu gaúcho.
O presidente da ACGB afirma que os animais oferecem vantagens significativas para quem busca potencializar os lucros.
– O guzerá tem a melhor taxa de conversão alimentar entre todos os bovinos. Isto é rusticidade, capacidade de transformar alimento de baixa qualidade em proteína nobre.
A programação da raça guzerá na Expointer terá inicio na próxima terça-feira, dia 28, quando o presidente da ACGB, Antonio Salvo, se reunirá com os criadores de guzerá do Rio Grande do Sul, na sede da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu. A pauta é a discussão de projetos para a raça guzerá. Na quarta-feira, dia 29, ocorrerá o julgamento da raça a partir das 14h na pista central.