Será assinado na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o protocolo de rastreabilidade que garante a comercialização no país de carnes com o selo de qualidade brahman. O ato será feito durante a 85ª ExpoZebu, realizada em Uberaba (MG).
Em entrevista ao Canal Rural, o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Paulo Scatolin, falou sobre a importância da certificação que chega justamente quando a raça completa 25 anos de existência no país.
- ABCZ completa 100 anos de história e de contribuição para pecuária nacional
- De olho no pequeno produtor, Megaleite 2019 é lançada durante a ExpoZebu
“Essa é uma notícia muito boa para os associados e criadores de brahman e para quem quer melhorar geneticamente a raça, pois será a garantia de um valor agregado sobre este produto”, falou.
O projeto da entidade prevê o lançamento de dois tipos de carne: a Brahman Selection e a Brahman Premium. “O primeiro produto será feito com carne de animais meio sangue de brahman com outro zebu, seja nelore, guzerá, gir ou tabapuã. Já o segmento premium terá meio sangue brahman com britânica ou de um cruzamento de Angus com Nelore, que é F1 e pode inseminar com brahman”, disse Scatolin, prometendo carnes com marmoreio diferenciado.
Raça centenária
“A raça demorou um pouco mais para chegar ao nosso país, mas em pouco tempo desenvolvemos o brahman brasileiro e nos tornamos referência para os demais países”, ressaltou Paulo Scatolin.
Hoje, o Brasil é exportador da genética brahman e, até por este motivo, será realizado nesta quinta, dia 2 de maio, o 2º Talk Show Internacional do Brahman com a presença de representantes de dez países diferentes que vão relatar a experiência com a raça.
Após o bate-papo, será feita uma churrascada e uma série de homenagens aos ex-presidentes que construíram a história da ACBB nos últimos 25 anos.