– O número de inscritos é muito semelhante ao da feira passada. Assim como as demais raças, teremos uma redução de 15% a 20% no número de inscritos – afirma o presidente da ABB, Raul Víctor Torrent, que atribui a queda ao alto custo para expor os animais em Esteio.
– Em vez de levar dois ou três animais, os criadores estão escolhendo, a seu critério, um só exemplar para a exposição – explica.
O julgamento da raça Brangus ocorrerá no dia 26, a partir das 9h. O jurado será o norte-americano Patrick Simon. Nesse mesmo dia, na Casa do Brangus, localizada na Boulevard do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, será realizado o coquetel para entrega de prêmios e o leilão de sêmen e embriões. O evento será às 20h.
A presença do Brangus já é tradição na Expointer, com participações desde 1978. No ano passado, a Grande Campeã foi LC Turca T219 Hull, da Cabanha da Corticeira, de São Borja (RS), de Luiz Anselmo Cassol. Já o Grande Campeão foi GAP Negrito F843, da GAP São Pedro, de Uruguaiana (RS), de Eduardo Macedo Linhares.
– A expectativa sempre é muito boa, a Expointer é um lugar de confraternização entre todos os criadores e simpatizantes da raça Brangus – conclui Torrent.