Brangus define programação da raça durante Expointer

Cerca de 70 unidades estarão expostas durante os nove dias da mostraA Associação Brasileira de Brangus (ABB) participará, entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, da 36ª Expointer, que ocorre no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Conhecida como a "raça sem fronteiras", a raça sintética Brangus chega à feira bem representada. Ao menos 76 unidades estarão expostas no pavilhão destinado ao gado de corte durante os nove dias da mostra.

– O número de inscritos é muito semelhante ao da feira passada. Assim como as demais raças, teremos uma redução de 15% a 20% no número de inscritos – afirma o presidente da ABB, Raul Víctor Torrent, que atribui a queda ao alto custo para expor os animais em Esteio.

– Em vez de levar dois ou três animais, os criadores estão escolhendo, a seu critério, um só exemplar para a exposição – explica.

O julgamento da raça Brangus ocorrerá no dia 26, a partir das 9h. O jurado será o norte-americano Patrick Simon. Nesse mesmo dia, na Casa do Brangus, localizada na Boulevard do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, será realizado o coquetel para entrega de prêmios e o leilão de sêmen e embriões. O evento será às 20h. 

A presença do Brangus já é tradição na Expointer, com participações desde 1978. No ano passado, a Grande Campeã foi LC Turca T219 Hull, da Cabanha da Corticeira, de São Borja (RS), de Luiz Anselmo Cassol. Já o Grande Campeão foi GAP Negrito F843, da GAP São Pedro, de Uruguaiana (RS), de Eduardo Macedo Linhares.

– A expectativa sempre é muito boa, a Expointer é um lugar de confraternização entre todos os criadores e simpatizantes da raça Brangus – conclui Torrent.