O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (5) que o Brasil deveria receber um “reconhecimento” pela preservação dos seus recursos. A afirmação foi feita durante um painel virtual no Pavilhão Brasil da COP26, ao lado do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Ambos também falaram sobre formas de estimular a preservação dos recursos naturais.
“Nós temos que achar um jeito de remunerar quem preservou esse estoque de riqueza. Nós do Brasil, dentro do programa de Crescimento Verde, desenvolvemos algumas diretrizes para isso. Recursos vindos de vários bancos públicos e principalmente do NDB lá fora, que está trazendo US$ 2,5 bilhões para nos ajudar nessa infraestrutura verde. Nossos eixos são basicamente infraestrutura sustentável, bioeconomia e tudo que possa reduzir por um lado os poluentes, mas por outro lado tudo o que possa incentivar a preservação dos recursos naturais”, disse Guedes no painel.
Ele também afirmou que o verde é uma “vocação natural” do Brasil, o que facilitaria a implementação do mercado de carbono. “Nós já partimos na frente e precisamos realmente estimular a criação do mercado de carbono, que vai ser a chave para o pagamento dos serviços ambientais, da preservação de estoque de recursos naturais, é daí que nós vamos realmente receber o estímulo para a preservação das nossas riquezas”.