Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Caminho do boi mostrará integração da cadeia produtiva da carne

Visitantes da maior feira de tecnologia agrícola da América Latina poderão simular o caminho percorrido pelo boi de corte, do pasto à mesaA Agrishow 2015 – 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação terá pela primeira vez o “Caminho do Boi”, iniciativa que proporcionará aos visitantes simular o caminho realizado pelo boi de corte, desde a fazenda até a mesa do consumidor. A simulação passa por importantes etapas do processo, como nutrição, curral de manejo, controle e gestão, sanidade, transporte e frigorífico. 

Fonte: Divulgação/Agrishow

O convite do projeto é para que pecuaristas, vaqueiros, técnicos e outros profissionais da cadeia da carne se coloquem no lugar do boi para enxergar o processo de um ponto de vista diferente. O “Caminho do Boi” quer apresentar, na prática, a integração dos elos da cadeia da carne e chamar a atenção do pecuarista para os impactos da produção na qualidade do produto que entrega ao frigorífico e, consequentemente, ao consumidor, o que se reflete diretamente na rentabilidade do seu negócio. 

O projeto foi inspirado nos estudos da professora e pesquisadora Temple Grandin, da Universidade do Estado do Colorado (EUA), uma das maiores referências em bem-estar animal do mundo e contou, originalmente, com apoio na curadoria de conteúdo do professor Mateus Paranhos, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Jaboticabal, SP.

Organizado pela Verum Eventos, que promove o Circuito ExpoCorte – evento itinerante que percorre alguns dos principais polos de produção pecuária no Brasil para levar informação e tecnologia aos produtores, o “Caminho do Boi” tem confirmada a participação das empresas: Nutron (nutrição), WM Borrachas (pisos antiestresse), Allflex (identificação animal), Beckhauser (troncos e balanças), Zoetis (sanidade), Vilaços Carrocerias (transporte), Multibovinos (software de gestão), Philbro Animal Health (saúde e nutrição), CRV Lagoa e ANCP – Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (genética) e Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol (qualidade da carne). 

– Essa iniciativa permitirá dar mais visibilidade à pecuária dentro da Agrishow e mostrar não só ao pecuarista, mas também ao agricultor e ao consumidor de carne os resultados positivos que o uso da tecnologia e manejo racional e produtivo gera na cadeia que integra a produção de carne – afirma Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos.

O “Caminho do Boi” terá ainda um miniauditório com uma programação de palestras curtas durante todos os dias do evento, abordando temas diversos relacionados ao percurso do boi e da carne. Além disso, haverá um espaço para a participação de associações representativas de classe. A ideia desse espaço de associativismo é possibilitar que mais entidades participem e mostrar a importância da união dos produtores e do setor em torno de objetivos comuns.

A feira será realizada de 27 de abril a 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Sair da versão mobile