O convite do projeto é para que pecuaristas, vaqueiros, técnicos e outros profissionais da cadeia da carne se coloquem no lugar do boi para enxergar o processo de um ponto de vista diferente. O “Caminho do Boi” quer apresentar, na prática, a integração dos elos da cadeia da carne e chamar a atenção do pecuarista para os impactos da produção na qualidade do produto que entrega ao frigorífico e, consequentemente, ao consumidor, o que se reflete diretamente na rentabilidade do seu negócio.
O projeto foi inspirado nos estudos da professora e pesquisadora Temple Grandin, da Universidade do Estado do Colorado (EUA), uma das maiores referências em bem-estar animal do mundo e contou, originalmente, com apoio na curadoria de conteúdo do professor Mateus Paranhos, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Jaboticabal, SP.
Organizado pela Verum Eventos, que promove o Circuito ExpoCorte – evento itinerante que percorre alguns dos principais polos de produção pecuária no Brasil para levar informação e tecnologia aos produtores, o “Caminho do Boi” tem confirmada a participação das empresas: Nutron (nutrição), WM Borrachas (pisos antiestresse), Allflex (identificação animal), Beckhauser (troncos e balanças), Zoetis (sanidade), Vilaços Carrocerias (transporte), Multibovinos (software de gestão), Philbro Animal Health (saúde e nutrição), CRV Lagoa e ANCP – Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (genética) e Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol (qualidade da carne).
– Essa iniciativa permitirá dar mais visibilidade à pecuária dentro da Agrishow e mostrar não só ao pecuarista, mas também ao agricultor e ao consumidor de carne os resultados positivos que o uso da tecnologia e manejo racional e produtivo gera na cadeia que integra a produção de carne – afirma Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos.
O “Caminho do Boi” terá ainda um miniauditório com uma programação de palestras curtas durante todos os dias do evento, abordando temas diversos relacionados ao percurso do boi e da carne. Além disso, haverá um espaço para a participação de associações representativas de classe. A ideia desse espaço de associativismo é possibilitar que mais entidades participem e mostrar a importância da união dos produtores e do setor em torno de objetivos comuns.
A feira será realizada de 27 de abril a 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP).