Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Canal Rural transmite o Primeiro Fórum Estadual do Leite do RS

Assista diretamente de Ijuí (RS) ao evento que coloca em discussão os caminhos para melhorar a qualidade do leite

Fonte: Sepaf/MS

Acompanhe ao vivo pelo Canal Rural ou pelo site a transmissão do Primeiro Fórum Estadual do Leite: Rumo à Excelência, diretamente de Ijuí, no Rio Grande do Sul. No Dia Internacional do Leite, comemorado nesta sexta-feira, dia 24, o evento coloca em discussão os caminhos para melhorar a qualidade do produto. A questão envolve toda a cadeia, passando por produtores rurais, transportadores e indústrias, chegando aos consumidores.

O Fórum Estadual do Leite é apresentado pela jornalista Kellen Severo, que comanda também o Mercado e Cia, ao vivo, de Ijuí, a partir das 12h20min. A realização do evento é do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat‐RS), do Sistema Farsul, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag‐RS) e do Cana Rural, com apoio técnico da Embrapa e da Unijuí. 

O fórum deverá ser realizado em outros municípios gaúchos no segundo semestre do ano. O público pode participar da discussão com perguntas aos painelistas e comentários pelo WhatsApp (11) 98524‐0073 e pelo Facebook

Debates

Painelistas e debatedores falam sobre iniciativas que incluem a contribuição decisiva da pesquisa no processo de qualificação do leite. Eles também relatam os programas em andamento para desenvolver o sistema de produção cada vez mais. Entre os painelistas do evento, estão pesquisadores, representantes de entidades do setor e autoridades.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, participa da abertura do fórum. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do estado, Ernani Polo, destaca aspectos da legislação do setor lácteo. Já o chefe‐geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, apresenta apresenta o Sistema de Monitoramento da Qualidade do Leite Brasileiro.  A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Maira Balbinotti Zanela, que trabalha com qualidade do leite relata ações realizadas pela insituição.

Entre os debatedores do fórum, também está o diretor financeiro da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues. Coordenador das comissões de Grãos e do Leite da entidade, ele diz que a remuneração pela qualidade é uma bandeira da cadeia produtiva. O secretário-geral da Fetag‐RS, Pedrinho Signori, também participa das discussões.

O professor Roberto Carbonera, chefe do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, apresenta a Rede Leite, uma experiência de desenvolvimento regional que envolve várias instituições. O painel do qual participa analisa ainda a legislação do segmento e marca o início da regulamentação que deverá ajudar a qualificar o produto.

Lei do Leite

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a criar e regulamentar a Lei do Leite. A legislação institui o Programa de Qualidade na Produção, Transporte e Comercialização de Leite, que tem entre seus objetivos coibir fraudes e adulterações no leite, preservar a saúde pública e ampliar os mercados interno e externo. A lei prevê benefícios sociais e econômicos para todos os integrantes da cadeia produtiva do leite.

A produção brasileira de leite foi de 35,2 bilhões de litros em 2014, segundo informações da Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, com crescimento de 2,7% em relação a 2013. Os três estados do Sul produziram juntos 12,201 bilhões de litros, tornando a região a maior produtora de leite do país. 

O Rio Grande do Sul tem a melhor produtividade, com média anual de 3.183 litros de leite por vaca. Os gaúchos estão no segundo lugar no ranking dos estados produtores de leite, atrás de Minas Gerais. 

Sair da versão mobile