Fioreze ressaltou que 130 servidores do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapa, entre agrônomos, zootecnistas e veterinários, estão à disposição dos expositores. O Secretário destacou ainda os atuais investimentos de R$12,3 milhões, que viabilizam drenagem das pistas, cercamento, reformas, ampliação da área de camping e novos lavatórios do Parque Assis Brasil. Com a estrutura em processo de modernização, o Parque acolherá mais de 4,9 mil animais, inscritos na feira desse ano, entre bovinos, ovinos, equinos, suínos, aves, caprinos, representando 35 raças.
– Será uma grande Expointer, o campo vive um grande momento e se o campo vai bem nossa economia cresce. Os números comprovam isso: colhemos a maior safra de grãos da história do Rio Grande do Sul, 30 milhões de toneladas, e, com políticas públicas consistentes e diálogo permanente com todas as cadeias produtivas, o campo avança para um novo patamar, reforçando o tema da 37 ª Expointer: A festa do campo. Do desenvolvimento. De todos os gaúchos – afirmou Fioreze.
O Secretário também inaugurou um novo lavatório de animais, localizado em frente ao pavilhão do gado de corte, junto à pista central. No total, foram investidos R$ 219 mil. A solenidade encerrou com a entrega simbólica das credenciais para as entidades promotoras da feira e para órgãos de imprensa que faziam a cobertura do ato.
A 37ª Expointer ocorre entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. A realização do fórum sobre logística e infraestrutura para exportação de grãos e a formalização da Aliança Láctea Sul Brasileira, que reúne Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, são alguns dos destaques da programação da feira – além da assinatura de convênios, entrega de equipamentos para municípios e a apresentação dos novos projetos de modernização.
• Já está disponível o catálogo do Campeonato de Morfologia da Expointer
• Eventos gastronômicos promovem carne suína na Expointer