Itamar Tang, 42 anos, proprietário da vaca, não dispensou a tradição: juntamente com a sobrinha e afilhada Gabriela Tang, 10 anos, ele participou na tarde desta terça-feira do Banho de Leite, na pista de julgamento de vacas leiteiras do Parque Assis Brasil, em Esteio.
Para chegar ao resultado, foram feitas cinco ordenhas. As duas melhores foram eliminadas, as três restantes são somadas.
De acordo com Tang, a vaca produziu, em média, nas últimas três semanas, de 78 a 80 litros por dia.
— Aqui na feira ela continuou com a mesma alimentação da granja, porém com um monitoramento mais detalhado.
Segundo ele, o concurso ajuda na visibilidade da granja, além de transmitir mais credibilidade aos clientes.
A propriedade é familiar e se dedica exclusivamente à produção leiteira e de genética. Itamar, com um pai e um funcionário, dá conta de cuidar de 39 vacas em lactação. Juntas, elas produzem, em média, 1.490 litros de leite por dia, que são comercializados para uma cooperativa.
O campeonato de vaca jovem foi para Granja Chicelero (box: 2500), de Carlos Barbosa, estreante em feiras. Carlos Barbosa Grcichelero 133 produziu 66.716 litros de leite em três ordenhas.
Visivelmente emocionado e com os olhos marejados, o proprietário do animal, Avelino Dora Chichelero conta que só participou do concurso por insistência de um funcionário.
— Valeu a pena, agora acho que vamos vir novamente — conta.
Com 75 vacas, cada uma produzindo em média 45 litros de leite por dia, a granja se dedica a produção de queijos coloniais e parmesão.