Concurso Sabor Gaúcho apresenta seus vencedores no Pavilhão da Agricultura Familiar

Segundo Pavan, agricultores familiares que formalizarem as agroindústrias ou atividades agroturísticas não perderão o direito à aposentadoria ruralOcorreu nesta quarta, dia 28, a premiação dos vencedores do Concurso Sabor Gaúcho - Agroindústria Familiar, no Pavilhão da Agricultura Familiar, na 36ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os vencedores receberam placas do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. O concurso compreende as categorias de queijo tipo colonial, salame tipo italiano, mel, cachaça prata, suco de uva integral e vinho tinto de mesa seco.

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, destacou o esforço dos agricultores familiares para o aperfeiçoamento das agroindústrias. Falou ainda sobre a qualidade dos produtos presentes no Pavilhão da Agricultura Familiar.

– Essa Expointer foi designada como a edição da qualidade, e isso é o que não falta neste Pavilhão – afirmou Pavan.

– É impensável analisar a Expointer sem a forte presença da agricultura familiar. A partir de 1º de janeiro de 2014, os agricultores familiares que formalizarem as agroindústrias ou atividades agroturísticas não perderão o direito à aposentadoria rural – disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

O ministro ressaltou que essa medida estimula a abertura de novas agroindústrias, agrega valor à produção e renda ao agricultor e também a importância desses empreendimentos para estimular o jovem a permanecer no campo.

Para o governador Tarso Genro, “é preciso garantir políticas públicas fortes, complementando as ações do Governo Federal, dando visibilidade à qualidade dos alimentos produzidos pelos gaúchos”.

Durante a solenidade, o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, fez o lançamento do 2º Simpósio Nacional de Queijos Artesanais, que será realizado em Porto Alegre no início de novembro.

Vencedores Concurso Sabor Gaúcho da Agricultura Familiar

Queijo tipo colonial
1º Ferrari
2º Puro Sabor
3º Somacal

Salame tipo italiano
1º Embutidos Agnolin
2º Bergamasqui
3º Saci

Mel
1º Vô Willy
2º Apiário Padre Assis
3º Multi Flor

Cachaça Prata
1º Unser Schnaps
2º Seiva Missioneira
3º Casa Buco

Suco de uva integral
1º Dicreazzo
2º Carraro
3º Debastiani

Vinho tinto de mesa seco
1º Debastiani
2º Adega Mascarelo
3º Vinícola Bassani