Confira a agenda do agronegócio para esta semana

Nesta segunda e terça ocorre em São Paulo a 9º edição da maior feira de agroquímicos da América Latina

Fonte: Reprodução/Andef

Segunda, 22/08

9° Brasil AgrochemShow

A Feira Brasil AgrochemShow, o mais importante trade-fair internacional de agroquímicos da América Latina, começa nesta segunda, dia 22, em São Paulo, no Hotel Maksoud. São esperadas cerca de 300 pessoas, entre elas fabricantes, traders de defensivos agrícolas e representantes de empresas da China, Índia, Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Europa, Brasil, entre outros.

Terça, 23/08

10h – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados se reúne para deliberar sobre diversos itens. Dentre eles, oito projetos de leis, como a PL 3838/2015, que  dispõe sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária, com o objetivo de prorrogar o prazo para liquidação do crédito rural ofertados pelo poder Executivo com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste – FNE e do Norte – FNO.

12h – Acontece o tradicional almoço da Frente Parlamentar da Agricultura e um dos temas do cardápio é a extinção da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades na Funai e no Incra. Também serão discutidos os encaminhamentos de três MPs, a 724 que dispõe sobre a prorrogação do CAR, a 725 de títulos agrícolas e a 733, sobre crédito rural.

14h30 – A tarde, acontece outra reunião técnica da Comissão, para discutir a possibilidade de colostro para fins de alimentação humana. O Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno deve participar; além de representantes do Ministério da Agricultura, Anvisa e Emater do Rio Grande do Sul.

14h30 – No Senado Federal, a Comissão Mista formada por senadores e deputados para tratar sobre a Medida Provisória 733 se reúne para emitir parecer sobre a MP, que autoriza a renegociação de dívidas de produtores rurais.

14h30 – Ainda a tarde, a Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza audiência pública para debater a participação de representantes da Comissão na Conferência das Partes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 22, que vai ser realizada em Marrakesh, no Marrocos entre os dias 7 a 18 de novembro de 2016. Estarão presentes representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores, e o diretor-executivo do Centro Brasil Clima, Alfredo Sirkis.

14h30 – No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acontece mais um encontro da Câmara Temática do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Insumos Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA para discussão de medidas e apresentação do panorama do setor.

Quarta, 24/08

11h – O Presidente interino Michel Temer, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi e a CNA anunciam o Programa de Desburocratização da pasta. A expectativa do programa, segundo o setor agrícola, é promover uma economia de R$ 1 bilhão para as empresas e para o agronegócio. O programa já começa com 60 medidas iniciais.

14h – A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais se reúne no Ministério da Agricultura para mais um encontro de representantes do setor. Na pauta, uma discussão sobre avanços no código Internacional de Padrões de Informações para Flores e Plantas Ornamentais.

Quinta, 25/08

9h – Começa o julgamento do Impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, no Plenário do Senado Federal. A sessão extraordinária acontece sobre a forma de órgão judiciário e será comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. A expectativa é de que os trabalhos só terminem na terça-feira seguinte, dia 30. O processo começa com a oitiva de oito testemunhas (duas de acusação e seis de defesa). A expectativa é de que só essa primeira fase demore 67 horas. Após, haverá a manifestação da presidente afastada, em seguida discussão, votação e resultado.

Sexta, 26/08

9h – Continua o julgamento do Impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, no Plenário do Senado Federal, de onde parou a sessão.