O Pavilhão abrirá oficialmente na quinta, dia 29, às 11h, com as presenças já confirmadas do governador Tarso Genro, do ministro Pepe Vargas (Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA), dos secretários Ivar Pavan (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR) e Luiz Fernando Mainardi (Agricultura, Pecuária e Agronegócio – Seapa), entre outras autoridades.
Este ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar contará com 187 expositores, possibilitando aos visitantes apreciar os mais diversos tipos de produtos, como linguiças, salames, queijos, vinhos, cachaças, sucos, iogurtes e pães. Além disso, estarão expostos outros produtos, como artesanato, cuias, facas, artigos de lã e de couro. Haverá, também, um espaço na Praça de Alimentação do Pavilhão com sete cozinhas típicas da culinária gaúcha.
Na programação divulgada esta semana, a partir de sábado, dia 24, e até o dia 27, serão realizados os concursos envolvendo os produtos das agroindústrias expositoras na 15ª Feira da Agricultura Familiar. Na quarta, dia 28, destaque para a assinatura do Protocolo de Cooperação entre os governos gaúcho e uruguaio e o lançamento do II Simpósio de Queijos Artesanais. Ainda neste dia, ocorre debate Diálogos- CDES/RS (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul), com o tema “Água na Agricultura Desafios para o Desenvolvimento”.
Outro termo de cooperação vai ser assinado, quinta, dia 29, entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), cuja sede é no Uruguai. Os detalhes dos termos de cooperação estão sendo finalizados. Todas as atividades vão ocorrer no auditório do Pavilhão da Agricultura Familiar.
A abertura oficial da 36ª Expointer ocorrerá na sexta, dia 30, na Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil. No mesmo dia, está programado um debate promovido pela Via Campesina, no Pavilhão da Agricultura Familiar, sobre “Soberania Alimentar e Plano Camponês”. A partir das 18h, a Ceasa-RS (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul), promoverá um coquetel.
Concurso Sabor Gaúcho
Uma das novidades no Pavilhão e da 15ª Feira da Agricultura Familiar vai ser a realização de concursos com produtos das agroindústrias. O “Concurso Sabor Gaúcho – Agroindústria Familiar” tem como principal objetivo reconhecer a qualidade dos alimentos produzidos pelas agroindústrias familiares e incentivar os produtores a priorizar as boas práticas de fabricação como fundamentais para garantir um produto de qualidade aliado à segurança sanitária.
Seis categorias participarão deste concurso: queijo tipo colonial, salame tipo italiano, mel, cachaça prata, suco de uva integral e vinho tinto de mesa seco. Os melhores produtos serão premiados com placas, a serem entregues em solenidade com a presença do governador Tarso Genro, quarta, dia 28, às 16h, no Pavilhão da Agricultura Familiar.