Uma das experiências que será demonstrada no espaço na sexta, 30, é o trabalho que a Emater/RS-Ascar desenvolve, em parceria com 21 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste, com plantas bioativas (medicinais, aromáticas e condimentares). O estudo e os usos da ervas para uso humano, animal e vegetal é o foco das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural há muitos anos no Noroeste gaúcho. O ponto alto desse trabalho, quando agricultores familiares se encontram e trocam experiências, ocorre no Fórum pela Vida, onde são debatidos temas como a relação das plantas medicinais com as pessoas, animais e ecossistema; alimentação humana; Agroecologia; homeopatia; acupuntura; do-in; e interações medicamentosas.
O objetivo principal do trabalho, que completa 12 anos na região, é a valorização e o resgate do conhecimento popular, fortalecendo a identidade das famílias do meio rural e colaborando para a melhoria da qualidade de vida. A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa, Neida Frohlich, que acompanha o trabalho na região desde o início, destaca que “o Fórum pela Vida é muito importante porque é construído a muitas mãos, desde agricultores, profissionais, pessoas que gostam de aprender, usar e trocar experiências de trabalhos realizados nos municípios”.
Neida lembra também que é um espaço de celebração de trabalhos realizados a partir da parceria entre diferentes entidades como Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastorais, agentes e profissionais de saúde e prefeituras.
– No Fórum pela Vida celebramos a vida e discutimos assuntos pertinentes a ela – ressalta Neida.
Os organizadores do Fórum pela Vida são Emater/RS-Ascar, Prefeituras dos 21 municípios envolvidos, 14ª Coordenadoria de Saúde, 17ª Coordenadoria de Educação e Agricultura, Secretarias Municipais de Saúde, Agricultura e Educação, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Pastorais da Saúde, Agentes Comunitários de Saúde. Outras parcerias que apoiaram em algum período: Fundação Zoobotânica; Secretaria de Desenvolvimento Rural, Assembleia Legislativa, Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), e da Ciência e Tecnologia, UFRGS e UNIJUÍ.
Confira as experiências que serão apresentadas no espaço:
Domingo (25/08) – Porto Alegre apresenta o trabalho realizado com os indígenas.
Segunda (26/08) – ações desenvolvidas junto à Associação Dois Lajeadenses de Senhoras e Moças Agricultoras de Dois Lajeados, que engloba 15 clubes de mães.
Terça (27/08) – experiência dos Guardiões Mirins de Sementes Crioulas de Ivorá.
Quarta (28/08) – ações junto aos quilombolas do município de São Lourenço.
Quinta (29/08) – ações desenvolvidas em Sertão Santana através do Programa Brasil Sem Miséria.
Sexta (30/08) – trabalho de Plantas Bioativas (medicinais, aromáticas e condimentares) no Corede Fronteira Noroeste.
Sábado (31/08) – ações sociais da Pesca Artesanal em Uruguaiana e de Resgate Cultural e Étnico em Carlos Gomes.