Emater e Secretaria de Desenvolvimento Rural lançarão programa de pecuária familiar durante Expointer

Política pública será lançada no próximo dia 28 e beneficiará pecuaristas que possuam até 300 hectares e tenham pelo menos 70% da renda oriunda da atividadeRepresentantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) se reuniram nesta quarta-feira, dia 15, para debater a implantação do Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar. A política pública será lançada com a assinatura de termo de cooperação, no próximo dia 28, às 11h30, durante a 35º Expointer, que acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).

O programa, que contará com recurso de R$ 4 milhões do Governo do Estado, é uma das medidas previstas pelo Plano Safra/RS, lançado em julho deste ano. Durante o encontro, foram apresentadas propostas para a execução do projeto, que tem como objetivo a melhoria da qualidade genética, nutricional e sanitária dos rebanhos administrados por produtores familiares.

Também foi apresentado um mapeamento feito pela Emater-RS, que indica as regiões do Estado que possuem maior demanda na área. A expectativa é que sejam atendidas cerca de cinco mil famílias residentes em mais de 90 municípios – totalizando três milhões de cabeças de gado.

O projeto pretende oferecer capacitação, assistência técnica e disponibilização de crédito através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). São considerados pequenos estabelecimentos rurais todos os pecuaristas que possuam até 300 hectares e tenham pelo menos 70% da renda oriunda da atividade. O termo de cooperação que implanta o Programa será firmado entre a SDR, a Emater/RS e a Embrapa Pecuária Sul.