Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa apresenta projetos voltados para a qualidade na produção de frangos e leitões durante a Expointer

Cuidados proporcionam melhores condições de trabalho nas granjas e benefícios econômicos ao produtor, segundo a empresaA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará durante a Expointer uma série de trabalhos que visam o bem-estar pré-abate de suínos e a qualidade na produção de frangos e leitões. Os projetos consideram a importância de se preocupar com os animais desde os momentos prévios do embarque para os frigoríficos até a chegada nos abatedouros. Segundo a Embrapa Suínos e Aves, além do respeito com os animais, os cuidados proporcionam melhores condições de trabalho nas granjas e benef

Um dos trabalhos que serão apresentados é o projeto piloto que visa à implantação de metodologias e padrões de qualidade na produção de frangos de corte em propriedades familiares. O objetivo é que estas se adaptem às normas internacionais de produção de frango. O projeto fornecerá treinamentos por três anos a 1,8 mil produtores ligados a uma cooperativa de Santa Catarina.

Já o projeto Leitão Ideal tem como objetivo compartilhar boas práticas de produção de leitões. De acordo com a Embrapa, os padrões operacionais repassados aos produtores levam em consideração a forma que a empresa considera mais apropriada para se criar suínos. O piloto do projeto envolve 40 produtores de leitões ligados a três cooperativas de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul.

Dicas para o bem-estar animal

Uma das dicas da Embrapa para garantir o bem-estar dos animais antes do abate é mantê-los em jejum nas horas anteriores ao embarque. Segundo a empresa, isso é importante não apenas pelo conforto dos animais, mas também pela economia e qualidade da carne. Para o cálculo correto do período de jejum, a Embrapa recomenda, em média, de 10 a 12 horas sem alimentação.  A densidade de suínos nos caminhões, que não devem ultrapassar os 235 kg/m², bem como o tempo de viagem e o comportamento dos motoristas também são cuidados importantes para o bem-estar dos suínos.

Novidades tecnológicas

Além dos projetos, a Embrapa Suínos e Aves apresentará novas tecnologias voltadas para os dois setores. Uma delas é o Dimmer IEM-LUX, um controlador eletrônico de luminosidade em aviário que possibilita a compensação de luz levando em consideração o conforto das aves e a economia de energia. Já a Poedeira Colonial Embrapa 051 oferece uma produção superior às aves coloniais rústicas, garantindo a produção de 280 a 300 ovos a cada ciclo, enquanto uma galinha colonial comum atinge 80.  Segundo a Embrapa, a tecnologia preserva as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a qualidade do produto.  A Embrapa também aproveitará a Expointer para divulgar a Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias), que disponibiliza mensalmente na internet os custos de produção de suínos e aves no Brasil. 

Leia também:

>> Embrapa mostrará tecnologias para a pecuária na Expointer

>> Software de avaliação de carcaça para ovinos será lançado na Expointer

Sair da versão mobile