– Há uma crescente preocupação das empresas e instituições em relação à acessibilidade, por portadores de necessidades especiais, tanto às suas instalações quanto aos seus produtos. Com os novos rótulos, a Embrapa também pretende inspirar no setor vitivinícola mais iniciativas no sentido de tornar seus produtos mais acessíveis a esse importante grupo de consumidores que, como cidadãos, têm direito a uma informação adequada à sua condição – observa o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann.
Perguntas e respostas sobre maçã
Ainda na tarde do dia 30, no hall da Casa da Tecnologia, será lançada a publicação “500 perguntas, 500 respostas – Maçã”, que tem como editores técnicos os pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho João Caetano Fioravanço e Regis Sivori Silva dos Santos. O livro apresenta, de forma objetiva e esclarecedora, informações sobre os mais variados aspectos que caracterizam a produção de maçã no Brasil. Contempla, entre outros, temas como clima, solo, propagação, implantação de pomares, nutrição e adubação, cultivares e melhoramento genético, irrigação e fertirrigação, manejo de pragas e doenças, colheita, armazenamento e processamento da fruta.
Seguindo o formato da coleção “500 Perguntas, 500 Respostas” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, é o resultado do trabalho conjunto de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho e de instituições parceiras. Tem como objetivo principal contribuir para o avanço do conhecimento relativo à maçã, sendo direcionado a produtores, técnicos e estudantes.
Nesse sentido, a publicação considera que o cultivo de maçã – consolidado na região Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Estados responsáveis pela implantação dos pomares de macieira brasileiros nos moldes atuais – vem avançando para novas regiões, onde ele, há até bem pouco tempo, era praticamente inconcebível.
A Embrapa Uva e Vinho marcará presença na Expointer, ainda, promovendo uma série de eventos e apresentando tecnologias suas. Também na tarde do dia 30, no hall da Casa da Tecnologia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária efetuará o lançamento de diversas tecnologias, assinaturas de convênio e homenagens.