>> Acesse o site especial da 36ª Expointer
Serão mostradas durante a exposição três inovações já disponíveis para os produtores: a mutação genética Vacaria que possibilita o aumento da produtividade em ovinos da raça Ile de France, a cultivar forrageira capim-sudão BRS Estribo e tecnologias para a qualidade de sementes de forrageiras.
As tecnologias poderão ser conhecidas na Casa da Tecnologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde ficam centralizadas todas as unidades da Embrapa na exposição, e no estande da Emater Rio Grande do Sul.
A mutação genética Vacaria possibilita a maior incidência de partos duplos ou triplos das ovelhas portadoras do gene. O diagnóstico da mutação, por meio de de técnicas de biologia molecular, viabiliza a identificação precoce de animais portadores, especialmente carneiros, que transmitirão a característica para suas filhas. Juntamente com técnicas adequadas de manejo reprodutivo e alimentar, esta tecnologia poderá incrementar o número de cordeiros desmamados anualmente nas propriedades rurais.
Entre as outras novidades que serão apresentadas estão o lançamento da cultivar de aveia preta BRS Madrugada e da cultivar de milheto BRS 1503. Haverá também o lançamento de três livros: “Zoneamento Edafoclimático da Olivicultura para o Rio Grande do Sul”, “Zoneamento Edáfico da Cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul”, e “500 perguntas, 500 respostas – Maçã”. Também integra a agenda da Embrapa no evento a assinatura de convênios e acordos.