Os portões do parque da Expodireto Cotrijal se abrem nesta segunda-feira, dia 11, em Não-Me-Toque (RS). Entre os participantes do evento estão o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Segundo os organizadores, durante os cinco dias de evento, serão 534 expositores em 98 hectares preparados para receber 250 mil visitantes de mais de 70 países. “São muito mais que números que fazem da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, com expressividade internacional. Nesta edição histórica, em que chegamos aos 20 anos, estamos prestes a concretizar a maior e melhor feira de todos os tempos”, aponta o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
Adversidades superadas
“Todas as atrações da programação estão mantidas e superamos com grandeza a interpérie climática que enfrentamos às vésperas da feira. O parque está pronto para receber os visitantes. Isso mostra que trabalhando juntos somos mais fortes. Esta é a força do agronegócio brasileiro”, enfatiza Manica, sobre o temporal da tarde de sexta-feira, dia 8.
20 anos de uma história
A 20ª edição do evento promete ser um sucesso tão grande quanto em 2018, quando os expositores fecharam R$ 2,2 bilhões em negócios. Neste ano, programações especiais acontecem no parque para comemorar os 20 anos da feira: a Calçada da Fama do Agro; a experiência 360° com óculos de realidade virtual em uma retrospectiva dos principais momentos das duas décadas da Expodireto; uma exposição de fotos ‘linha do tempo’ com totem para fazer fotos, com impressão instantânea, na Casa da Família Cotrijal; distribuição de protetor solar; e totens carregadores para baterias de celular.
Parque ampliado
Melhorias foram realizadas para receber os visitantes e expositores em Não-Me-Toque. Uma nova área foi adquirida, ampliando o parque, que hoje totaliza 98 hectares. Além disso, o setor de Produção Animal passa a funcionar em prédio fixo, em construção ao lado do Auditório da Produção. O Auditório da Produção foi reformado para receber 92 pessoas. Outros prédios do parque também receberam melhorias, inclusive os banheiros. Na área de Máquinas e Equipamentos, foi dobrada a capacidade do banheiro.