Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Expodireto começou nesta segunda, dia 10, recebendo representantes de 77 países

Feira é reconhecida internacionalmente pela inovação, tecnologia e perspectiva de bons negóciosComeça nesta segunda, dia 10, a 15ª edição da Expodireto Cotrijal, no município de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Neste ano, a feira terá a participação de 77 países e 501 expositores mostrando suas tecnologias e os lançamentos da área de equipamentos, sementes e insumos. O vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, compareceram ao primeiro dia do evento. O vice-presidente destaca a importância dos negócios e da produç

– A conjugação de esforços tem construído benefícios ao Brasil e o Rio Grande do Sul tem cooperado muito para isso – afirma Temer.

Segundo o presidente da Cotrijal e da Expodireto, Nei César Mânica, a feira é reconhecida internacionalmente pela inovação, tecnologia e perspectiva de bons negócios.

– Este ano vamos trabalhar especialmente a agricultura de precisão, tecnologia que está dando muitos resultados no campo. Ano a ano, assim como vai aumentando a produtividade, também surgem novos desafios. Este ano a helicoverpa foi um grande desafio para o campo, e estes serão assuntos muito debatidos por aqui – diz Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal.

>> Expodireto Cotrijal contará com palestras técnicas sobre manejo de doenças e pragas

Schroeder diz também que a expectativa é de que o público presente supera os 223 mil visitantes da edição passada. São esperadas diversas caravanas vindas de outros Estados. Ele destaca a participação de 77 países na área internacional da feira.

– Esta área vem crescendo cada vez mais. Temos 77 países confirmados, 19 embaixadores, teremos presidentes de outros países presentes. Isso é muito importante, mostra o prestígio da Expodireto. Temos segurança de que o que há de mais moderno em termos de tecnologia, da agricultura familiar ao agronegócio, está dentro deste parque – afirma Schroeder.

Estendendo-se até a sexta, dia 14, a Expodireto Cotrijal 2014 prevê muitas atrações, nos estandes dos expositores e nas demais áreas. No ano passado, 223,4 mil pessoas estiveram no parque e os 481 expositores fecharam R$ 2,5 bilhões em negócios.

Para o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, tanto o Estado quanto o Brasil está vivendo o melhor momento da agricultura.

– O evento é um espaço de aproximação entre o produtor e a indústria. As inovações permitem que se tenha mais produtividade na mesma área. Em 18 anos, dobramos a produção agrícola na mesma área – afirma Mainardi.

Conforme o secretário, a estiagem não vai comprometer a comercialização na feira.

– Quem tem tecnologia da irrigação não está sofrendo com a seca. Pois a irrigação garante a produção, com grande produtividade. É o melhor seguro que o produtor pode ter – ressalta.
 
Diretamente da Expodireto, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, afirmou que a agricultura tem muitas razões para comemorar.

– A agricultura repercute em toda a economia do país e todos acabam se beneficiando do setor. Isso se deve ao esforço dos produtores. Somos um país praticamente auto-suficiente no seu abastecimento interno – declara.

A programação desta segunda prevê também a realização do 6º Fórum Nacional do Milho, com a participação do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Neri Geller, e do coordenador geral do Sistema Embrapa de Inteligência Estratégica, Geraldo Martha.

De acordo com o presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioqueresone (Ubrabio), Odacir Klein, este ano, a safra de milho será no mínino 10% menor que a última.

– Por conta da produção menor, este ano não ocorrerá o mesmo volume de exportação do milho que o ano passado. Os produtores de milho estão recebendo uma boa remuneração – relata Klein.

>> Balanço na Expodireto encerra segunda edição do Projeto Soja Brasil

 

Clique aqui para ver o vídeo

Veja o discurso de Michel Temer:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile