Expointer 2012 é marcada por investimento em irrigação

Espaço destinado à tecnologia reúne nove empresas que comercializam equipamentos financiadosTendo como tema deste ano a irrigação, a 35° edição da Expointer lançou diversas novidades e proporcionou auxílio aos produtores para que invistam na tecnologia. A Quadra da Irrigação foi uma delas. O objetivo do espaço foi incentivar produtores rurais a adotarem sistemas para enfrentar períodos de seca, além de aumentar o volume de produção. No local, nove empresas comercializam maquinário com valores a partir de R$ 5 mil reais que podem ser financiados, além de recursos para construção ou ampl

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) firmou convênio com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o Ministério Público Estadual e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler para a realização da segunda etapa do projeto de reutilização da água para a irrigação do arroz. O projeto, iniciado este ano, visa utilizar o efluente proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan de Cachoeirinha (RS) em uma área disponibilizada pelo Irga. A assinatura marca o próximo passo da proposta, que será a realização de testes com as plantas no solo. A expectativa é de que os 30 mil m³ de água produzidos diariamente na estação da Corsan de Cachoeirinha possam ser reutilizados para irrigar 270 hectares de arroz.
 
O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato, também anunciou, durante a Expointer, um projeto-piloto que deve beneficiar dez produtores do Rio Grande do Sul com equipamentos de irrigação por gotejamento. Os beneficiados devem ser pequenos agricultores de municípios que estiveram em situação de emergência por conta da estiagem deste ano e que tenham participado do programa Pró-Irrigação, que construiu açudes no estado. O investimento será de R$ 500 mil. A empresa que fornecerá o equipamento é a Netafim, de Israel, que também fiscalizará o programa.
 
Nos últimos 25 anos, 600 produtores adotaram métodos de irrigação no Rio Grande do Sul. A meta do governo estadual é dobrar a área irrigada até 2014.