O lançamento oficial da 38ª edição da edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), que acontecerá em Esteio, no Rio Grande do Sul, de 29 de agosto a 6 de setembro, ocorreu hoje, dia 5, na sede do governo gaúcho, com a presença de políticos e entidades ligadas ao setor.
Durante o evento, o secretário de Agricultura, Ernani Polo, falou sobre o vendaval que danificou as estruturas do parque no final do ano passado. Segundo ele, o local passa por reestruturação, fruto de parceria público-privada, inclusive com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que investiu R$ 3 milhões em infraestrutura.
– E agora já começou, está iniciando o processo de montagem dos estandes lá pelas empresas, porque nós estamos nos aproximando e este é um processo que já está iniciando no parque. Então a infraestrtutura de recuperação do parque em função do vendaval ela está praticamente já na sua totalidade concluída – afirmou o secretário.
Durante o lançamento foi apresentado o aplicativo da Expointer, que permite o acesso a informações da feira, programação, clima, notícias, indicadores econômicos e atrações.
Também há novidades na área de segurança. Pela primeira vez o Parque de Exposições Assis Brasil terá o plano de prevenção contra incêndio, o PPCI.
Recessão
A feira é um dos mais importantes eventos agropecuários e de maquinário da América Latina. Ela acontecerá em um momento em que o estado gaúcho enfrenta crise econômica e espera redução do faturamento. O número de negócios deve ficar abaixo do visto no ano passado, quando a comercialização ultrapassou R$ 2 bilhões.
– O momento econômico é de recessão e nós não estamos isolados, nós estamos dentro deste contexto e, portanto, isso sempre é uma grande preocupação. No entanto, nós estamos fazendo todo o esforço, o governo do estado, junto com as entidades promotoras da Expointer, para que nós possamos realizar como tradicionalmente ela acontece – disse o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul.