Diversos

Expointer prepara a maior pizza do Brasil, com quase 3,5m de diâmetro

Disco foi assado durante cinco horas e rendeu cerca de 1.200 pedaços, distribuídos ao público visitante da feira em Esteio (RS); receita levou 80 kg de queijo

pizza gigante Expointer
Foto: Carolina Greiwe/Seplag-RS

Uma equipe de 15 pizzaiolos preparou a maior pizza do Brasil durante a realização da Expointer, em Esteio (RS), nesta quinta-feira, 29. Medindo 3,46 metros de diâmetro e pesando 160 kg, a redonda foi assada durante cinco horas e rendeu cerca de 1.200 pedaços, distribuídos ao público da feira.

A pizza gigante foi preparada na casa da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil), no parque Assis Brasil, onde se realizada a Expointer. De acordo com o presidente da Apil, Wlademir Dall’Bosco, o objetivo da ação foi divulgar a qualidade dos laticínios gaúchos.

pizza gigante Expointer
Foto: Carolina Greiwe/Seplag-RS

“A indústria do setor lácteo tem um vínculo muito grande com a atividade do produtor de leite, e como a Expointer é a vitrine de tudo que se produz no campo, nós trouxemos para cá a ideia da pizza como uma oportunidade de mostrar para o público os excelentes queijos produzidos no Rio Grande do Sul”, disse Dall’Bosco.

O pizzaiolo Peterson Secco foi quem ficou à frente da equipe de produção da pizza. Ele detém o atual recorde de maior pizza do país, de 3,35 metros e 156 kg. Segundo ele, o processo de preparo levou no total perto de 18 horas. “Usamos a nossa experiência e todo o estudo e cursos que temos para fazer um produto excelente em uma situação nada favorável, que é assar uma pizza deste tamanho a 110°C”. Segundo Secco, a aprovação do público foi a maior recompensa. “Ver a pizza acabando me dá a sensação de dever cumprido”, afirmou.

A receita levou 25 kg de farinha, 25 kg de tomate, 1 kg de manjericão, 1 kg de orégano e 30 litros de molho.Na cobertura, foram 80 kg de queijo, entre muzzarella, provolone, parmesão, gouda e requeijão. “Nós usamos os queijos produzidos pelos associados da Apil. Ficou uma marguerita aos cinco queijos”, disse Secco.