O produtor de leite tem a necessidade de usar água quente na limpeza do aparelho de ordenha. Além de ser uma questão de higiene, a descontaminação evita a proliferação de doenças. Pensando na questão da sustentabilidade, a Intecsol apresentou o Pratick, equipamento acionado por luz solar. O aquecedor possui um sistema que capta a luz do sol. A placa captadora, depois de aquecida, esquenta a água que passa pelas aberturas. Isso acontece devido a uma troca de calor entre as partes.
A água quente é armazenada em um reservatório. A temperatura que o líquido pode atingir está diretamente ligada à incidência da luz solar. No Verão, ela pode ultrapassar os 80 graus centígrados, por conta de raios solares mais fortes. Em dias com pouca incidência de sol, a água atinge uma temperatura entre 50 e 60 graus. Para os dias nublados, a opção é usar o mesmo equipamento com luz elétrica ou energia a gás. Para a limpeza de ordenhadeiras, são necessários dez litros de água por conjunto.
O vendedor Altemir Dorigon explica que a capacidade de captação de luz solar da placa permite aquecer até cem litros de água por dia, na temperatura determinada pelo Sol. Além do uso para a limpeza de equipamentos de ordenha, o Pratick pode ser utilizado também em residências. Neste caso, a Intecsol recomenda um aparelho para cada pessoa da família.
>> Um grupo de estudantes de Jornalismo da Unisinos foi até a Expointer para fazer uma cobertura inusitada da feira. Confira a terceira edição do projeto Expointer Universitária!