Nesta segunda-feira (26), às 19h, o Programa Carne Angus Certificada apresentou seus novos cortes de carne premium, resultado do cruzamento entre angus e matrizes leiteiras das raças holandês e jersey. O lançamento ocorre na casa da Associação Brasileira de Angus, durante a 47ª Expointer, em Esteio, Rio Grande do Sul.
O novo modelo de produção, conhecido como Beef on Dairy, já é uma tendência bem-sucedida nos Estados Unidos e agora chega ao Brasil. A prática envolve o cruzamento de vacas leiteiras com touros de raças de corte, resultando em uma carne de alta qualidade com excelente marmoreio, ideal para atender a demanda por carnes premium no mercado global. “O resultado é uma carne de qualidade, com ótimo marmoreio, muito utilizada para atender as exportações norte-americanas de carne premium“, explica Ana Doralina, gerente do Programa Carne Angus Certificada.
A Cooperativa CooperAliança, localizada em Guarapuava, Paraná, e frigorífico parceiro do programa, é pioneira na produção dos primeiros cortes desse cruzamento no Brasil. “Este ano começamos a receber este tipo de animal para abate e tivemos uma grata surpresa. Os animais fruto do acasalamento com o touro Angus, manejados intensivamente desde o nascimento, produzem carne de extrema qualidade”, destaca Robson Ueno, gerente de fomento da CooperAliança.
O programa mantém seus rigorosos padrões de qualidade para certificar os novos cortes de carne Angus, garantindo que as carcaças atendam aos mesmos critérios já estabelecidos. “Estamos apenas qualificando esses animais, mas as exigências de padrão de carcaça são iguais e muito criteriosas”, reforça Doralina.
Além de ampliar a oferta de carne premium no mercado, o cruzamento traz vantagens tanto para os produtores de Angus quanto para os criadores de Holandês e Jersey. Para os primeiros, há uma nova oportunidade de mercado para a venda de sêmen de touros Angus. Já para os segundos, o modelo oferece uma forma de diversificação de renda, especialmente relevante diante das margens reduzidas na comercialização de leite.
Sobre o Programa Carne Angus Certificada
Coordenado pela Associação Brasileira de Angus, o programa incentiva há 21 anos a melhoria genética, qualidade, padronização e sustentabilidade na produção de carne. Reconhecida mundialmente, a carne Angus é exportada para 41 países, com um aumento de 7,8% nas exportações no primeiro semestre de 2024, alcançando 1,3 mil toneladas. Entre os principais compradores estão China, Chile, Holanda e Arábia Saudita, além de novos mercados como Maldivas, Aruba, Senegal, Iraque, Turquemenistão e Geórgia.
Atualmente, o programa envolve 53 frigoríficos de 26 indústrias parceiras, contabilizando mais de 5,8 milhões de animais Angus abatidos e 27 mil produtores participantes em 12 estados brasileiros.