Mesmo com o aumento dos custos agropecuários e com a redução dos investimentos no setor por causa da atual crise econômica do país, a organização da 82ª ExpoZebu, feira pecuária realizada em Uberaba (MG), espera repetir o mesmo desempenho registrado em 2015.
“A pecuária está em uma situação menos difícil do que a dos demais setores do país, mas também é afetada. Se conseguirmos alcançar os números do ano passado, será ótimo. Teremos menos leilões (24 este ano), mas vamos alcançar os mesmos números do ano passado”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) – promotora do evento –, Luiz Claudio Paranhos, durante o evento de lançamento da mostra, nesta segunda-feira, dia 4, em São Paulo.
No ano passado, a feira movimentou R$ 46,43 milhões em 34 leilões promovidos. O valor médio por animal foi de R$ 31.352,42, 3% acima do registrado no ano passado, com a comercialização de 1.481 cabeças. O público chegou a quase 200 mil visitantes. Paranhos avalia que será mais difícil este ano, mas ele conta com o aumento do preço médio dos animais.
A feira está marcada para 30 de abril e 7 de maio, no Triângulo Mineiro. Entre as novidades, a exposição terá o julgamento de animais de pista (uma nova modalidade de avaliação visual) e a Vitrine Leite, painel de negócios para o setor.