Pela quinta vez, a avaliação ficará a cargo do criador Ricardo Vieira Borges. Espera uma prova de grande qualidade e destaca que este ano a evolução racial deve fazer com que os grandes campeões sejam definidos no detalhe.
– A morfologia é uma parte muito importante dentro da avaliação da raça. Isto pode definir o futuro de um animal – analisa.
Borges conta que nas primeiras vezes que julgou provas de morfologia, poucos animais se destacavam na morfologia. Hoje, segundo o jurado, a situação é diferente.
– O nível morfológico subiu muito. Isto se deve a um trabalho conjunto dos criadores e da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) que souberam trabalhar em favor desta evolução – salienta.
Em 14 etapas realizadas pelo interior do Rio Grande do Sul e em cidades do Paraná, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, foram avaliados mais de mil animais. Outros garantiram a vinda para Esteio depois de seleções em oito municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Foi registrado um aumento de 20% no número de participantes para a edição deste ano. A decisão tomada pelo Conselho Deliberativo Técnico da Associação com o apoio da diretoria da entidade devido a ao crescimento da raça.