Fórum Catarinense do Agronegócio debate o abastecimento de milho

Canal Rural promoveu o painel “Produção e Abastecimento de Milho”, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis

O Canal Rural transmitiu, na manhã desta terça, dia 14, o painel “Produção e Abastecimento de Milho”, no Fórum Catarinense do Agronegócio, direto de Florianópolis, capital de Santa Catarina. O encontro reuniu alguns dos maiores especialistas no mercado do grão, autoridades e líderes do setor, no auditório da Federação das Indústrias do estado (Fiesc).

Santa Catarina lidera a produção de suínos no país, é o segundo maior produtor de aves e fica em quinto lugar no ranking nacional do leite, conforme a Secretaria da Agricultura e da Pesca estadual. O milho é o principal componente da ração destes animais.

Os números do milho e do agronegócio catarinense serão apresentados no fórum pelo secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, que é doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas. 

O analista de Safras & Mercado Paulo Molinari falou sobre as expectativas para o milho na safra 2016/2017 no país. “A tendência de aumento do plantio é restrita, devido aos altos preços da soja”, adianta o analista, que considera ainda cedo para fazer uma estimativa mais precisa. Segundo o último levantamento de Safras & Mercado, a produção nacional do grão deverá ficar em 78,9 milhões de toneladas na temporada 2015/2016. O número representa um recuo de 10,7% em relação à safra anterior, de 88,3 milhões de toneladas.

As projeções do mercado mundial foram analisadas pelo presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Sérgio Luis Bortolozzo. O dirigente é integrante da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e também preside a Maizall – International Maize Alliance, organização não-governamental  da qual a Abramilho faz parte. 

Organizado pelo Canal Rural, o fórum tem o apoio da Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, da Ocesc, da Fecoagro-SC, da Assembleia Legislativa (Alesc) e da Fiesc. O apoio institucional é da Federação da Agricultura do Estado (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc) e Sindicato das Indústrias de Carne do Estado de SC (Sindicarne).

Serviço

Fórum Catarinense do Agronegócio: Produção e Abastecimento de Milho
Data:
 14 de junho de 2016, terça-feira
Horário: das 9h às 14h
Local: Auditório da Fiesc, Rodovia Admar Gonzaga, 2.765, Bairro Itacorubi, Florianópolis, SC
Inscrições: gratuitas e limitadas, disponíveis até 13 de junho nos sites do Canal Rural (www.canalrural.com.br) e da Fecoagro-SC (www.fecoagro.coop.br)
Transmissão ao vivo: a partir das 9h30 pelo Canal Rural e pela TV COOP-SC, via site da Fecoagro-SC
Interatividade: perguntas pelo WhatsApp do Canal Rural (11) 9-8524-0073 e pela página da emissora no Facebook (www..facebook.com/canalrural).
Almoço: gratuito e disponível no restaurante da Fiesc para os participantes previamente inscritos