Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fórum na Expointer debate diversificação na cultura do arroz

Projeto de internacionalização do grão brasileiro foi apresentado durante o eventoO Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) realizou na Expointer nesta segunda-feira, dia 26, o fórum "A diversificação que está mudando o perfil da lavoura de arroz". O evento é o primeiro de uma série de fóruns que o Canal Rural transmitirá ao vivo da Expointer.

>> Acompanhe a cobertura completa da Expointer 2013

>> Confira a programação do Canal Rural durante a feira

O presidente do Irga, Claudio Pereira, sublinhou a necessidade de o produtor diversificar o portifólio de culturas para se defender do mercado. Para ele, a monocultura deixa o produtor vulnerável.

– Ter outra cultura para oferecer na hora da colheita é bom para o produtor. O preço do arroz sempre cai na hora da colheita, pelo excesso de oferta – afirmou.

Pereira também relatou que o Irga está desenvolvendo pesquisas com soja e milho para dar segurança ao produtor.

– O produtor é vítima da monocultura. Nós temos a obrigação de levar ao produtor a informação técnica – disse.

O evento também teve a participação do vice-presidente de Exportações e Tributação da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Luiz Carlos Machado. Machado avaliou como positiva a rotação da cultura do arroz com a soja.

– A rotação com a soja veio para ficar. Isso vai otimizar renda e produtividade – afirmou Machado.

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Ibanor Anghinoni falou sobre a grande expansão da produção de arroz na última década no Rio Grande do Sul. Anghinoni relatou o resultado de pesquisas que mostram a vantagem da rotação do arroz com a soja e da integração lavoura-pecuária.

– Tanto culturas de cobertura e rotação com soja quanto o animal em pastejo resultam em alta produtividade do arroz e menor necessidade de adubação – afirmou.

O fórum também teve a participação do gerente do projeto Brazilian Rice, André Anele. O Brazilian Rice é um esforço de internacionalização do arroz produzido no país. Atualmente, 26 empresas participam do projeto.

– O Brasil é o maior produtor de arroz fora da Ásia, e é fundamental para o país exportar o grão. Estamos desenvolvendo estudos para oito mercados, para saber como nos posicionarmos – afirmou Anele.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile