Governo do Rio Grande do Sul ouve demandas de suinocultores na Expointer

Governador se reuniu com produtores do setor, que enfrenta uma série de dificuldadesO governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, reuniu-se na Casa da Gastronomia da Expointer com a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul. Ele ouviu as demandas do setor, que enfrenta muitas dificuldades e tem centenas de granjas ameaçadas.

– As demandas dos suinocultores são vitais para a economia gaúcha – disse o governador.
 
A suinocultura passa por uma crise devido ao aumento do custo da soja e do milho, a base da alimentação dos animais. O motivo da alta de preços dos grãos é a quebra da safra de soja nos Estados Unidos. Os suinocultores brasileiros, em especial em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são os mais atingidos. Municípios dos dois estados já decretaram situação de emergência.

Fora da feira

Neste ano, os suínos ficaram de fora da Expointer pelo segundo ano consecutivo. O motivo é uma instrução normativa do Ministério da Agricultura que limita a participação de suínos em exposições. A norma diz que após a feira os suínos vendidos só podem ir para outra granja de reprodução depois de quarentena e testes de sangue.

A decisão de manter os animais fora da exposição foi dos próprios suinocultores. O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Folador, diz que levar os animais à feira não é financeiramente viável e que a quarentena exige custos extras e gera insatisfação dos compradores.A associação calcula que as granjas que participavam anteriormente da Expointer deixem de comercializar cerca de R$ 30 mil cada uma sem os dias da feira.

Veja mais:

>> Fique atento às informações sobre ingressos, trânsito e horário de funcionamento da Expointer

>> Saiba como chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil

>> Acesse a programação completa da Expointer

>> Agenda cultural reúne música, teatro e dança