O Fórum Mais Milho, realizado em Ijuí, no Rio Grande do Sul, reuniu nesta quinta-feira, dia 23, entidades e profissionais da cadeia produtiva do milho, para discutir comercialização, produtividade, políticas públicas e tecnologia.
O fórum é uma realização do Canal Rural, Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho-RS) e Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso (Aprosmat).
No painel Político do Fórum Mais Milho, participaram o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo; o presidente da Apromilho-RS, Cláudio de Jesus; e o deputado federal Luís Carlos Heinze (PP-RS), com moderação do vice-presidente da Abramilho, Glauber Silveira.
Os palestrantes do painel Tecnologia foram o pesquisador da Embrapa José Eloir Denardin e o presidente do Clube da Irrigação, João Augusto Teles. O debatedor é o produtor rural Marcos Fridrich e como moderador, o coordenador de pesquisa da Cooperativa Central Gaúcha Ltda., José Ruedell.
O painel Mercado trouxe o analista de mercado e especialista em agribusiness Flávio França Junior e o presidente da Cotrijuí, Vanderlei Ribeiro Fragoso, como paletrantes e a jornalista do Canal Rural Kellen Severo como moderadora.
A palestra “A importância da cultura do milho para a agricultura regional”, com o professor Volney Mattos Viau, da Unijuí, também fez parte da programação.