Lançadas na Expointer duas novas cultivares de feijão de alta produtividade

As novas cultivares estão disponíveis para empresas interessadas em multiplicar suas sementesA Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) lançou hoje, na Expointer, duas novas cultivares de feijão de alta produtividade adaptadas ao clima do Estado.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, lembrou que o feijão é cultivado em grande parte por agricultores familiares, e que o lançamento de novas cultivares de alta qualidade terá um impacto positivo para esses pequenos produtores.

– Ações como essas fazem parte do nosso compromisso com o desenvolvimento regional – frisou.

De acordo com o pesquisador Juarez Fernandes de Souza, que integrou a equipe da Fepagro responsável pelo desenvolvimento das cultivares, todo o processo de cruzamento, melhoramento e seleção das novas variedades levou uma década.

– É um trabalho minucioso, que leva em conta a produtividade da planta, além da qualidade nutricional e gastronômica do feijão – explica.

O material genético foi desenvolvido em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, chegando a apresentar rendimento 30% superior a variedades utilizadas como base de comparação.

A cultivar de feijão preto Fepagro Triunfo mostrou excelente desempenho, com ampla adaptação, elevado potencial produtivo e bom nível de tolerância a moléstias. A Fepagro Triunfo apresenta porte ereto – sendo ideal para a colheita mecanizada -, grãos de tamanho médio e excelente cocção, assim como resistência a doenças como ferrugem, mosaico e oídio.

– A variedade apresentou uma produção acima da média não só no Rio Grande do Sul, como também em Santa Catarina – detalha Juarez.

Entre os principais atributos da cultivar do grupo de feijão carioca Fepagro Garapiá destacam-se o elevado potencial produtivo, porte de planta ereto, bom nível de resistência a moléstias – especialmente à antracnose – e excelente qualidade culinária. As variedades Garapiá e Triunfo estão disponíveis para empresas interessadas em multiplicar suas sementes. Para isso, essas empresas devem preencher solicitação no site da Fepagro.

Estiveram presentes ao lançamento o governador em exercício de Santa Catarina, Nelson Schaefer; os secretários de Agricultura de Santa Catarina e do Paraná, Airton Spies e Norberto Anacleto Ortigara; o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Elton Scapini; e o presidente da Emater/RS-ASCAR, Lino de David.