Segundo o Ministério, será o primeiro leilão realizado pelo governo federal com o propósito de manter abastecido o mercado, especialmente nos Estados do Sul, afetados pela estiagem.
A notícia foi dada ontem pelo secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha, durante painel no 4º Fórum Nacional do Milho, na Expodireto 2012, em Não-Me-Toque (RS).
O leilão de VEP vai destinar para a comercialização 80 mil toneladas de milho, sendo 40 mil para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e 40 mil para Espírito Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ), além das regiões Norte e Nordeste, e norte de Minas Gerais (MG).
As medidas são uma forma de o governo abastecer o mercado com carência do produto e atender ao setor que enfrenta dificuldade devido à quebra da safra por conta das oscilações climáticas. Junto a esta autorização, também ocorrerá a venda direta, denominada Venda Balcão. Em ambos os casos, a operacionalização será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada do Ministério.