Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mangalarga marchador brilha no 1º dia da Equishow

Edição do evento junta 600 animais e terá dias dedicados a cavalos das raças mangalarga paulista, crioulo, quarto de milha e friesian

Apesar de fazer parte da Expozebu, a Equishow 2018 já não está no mesmo espaço do parque de exposições Fernando Costa. A fazenda experimental da ABCZ Orestes Prata Tibery Junior,  na saída da cidade de Uberaba (MG), é onde acontece o evento. Neste ano são 600 animais de cinco raças diferentes: mangalarga marchador, mangalarga paulista, crioulo, quarto de milha e friesian.

Até o final da Equishow, os dias serão divididos exclusivamente para cada raça. Neste sábado, dia 28, a atração ficou por conta do mangalarga marchador.

“É a maior raça da América Latina e com certeza andamos lado a lado dos maiores eventos da agropecuária no país. Só no Brasil são 1.200 associados e mais de 600 mil animais espalhados pelo país. É o nosso primeiro ano participando, e a partir de agora estaremos juntos”, diz Daniel Borja, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador.

Provas

As raças foram julgadas nas categorias morfologia, ação e marcha. Dos cinco concorrentes na categoria morfologia égua júnior, a Aliada Lua de Prata, de 39 meses, do Haras Lua de Prata de Brasília, ficou em primeiro lugar.

“Nós buscamos no campeonato da morfologia julgar a conformação do animal, ou seja, a forma ligada à função e o animal que tenha qualidade na harmonia e equilíbrio entre as regiões zootécnicas. A Aliada Lua de Prata é um animal muito refinado e esteticamente muito belo”, afirma Breno Corrêa e Castro, árbitro do campeonato de morfologia.

Ainda na morfologia, na categoria égua jovem, a Trombeta DBG, de 51 meses, do Haras Harmonia do Rio de Janeiro, foi a escolhida a melhor entre as concorrentes. “Esse reconhecimento é um conjunto de fatores. Eu atribuo a genética desse animal ao manejo da minha equipe. Ela expressa muito bem o padrão racial de um verdadeiro mangalarga marchador”, comemora Dennis Braz Gonçalves, criador do Haras Harmonia.

Neste domingo, dia 29, na arena montada na exposição, serão escolhidos os grandes campeões, macho e fêmea, na final do campeonato que envolve todas as categorias.

Sair da versão mobile