Neste ano, a sustentabilidade é o destaque da programação: uma parcela temática recriando uma propriedade sustentável apresenta aos visitantes tecnologias aliadas às questões ambientais.
– O objetivo é mostrar que a agricultura familiar pode desenvolver ações que não são caras e vão ao encontro da proposta de soberania e segurança alimentar – explica Alessandro Botelho, coordenador da parcela.
Outros 11 ambientes fazem parte do Espaço da Família Rural. No Horto das Plantas Bioativas, a Emater/RS-Ascar, responsável pelo espaço, apresenta a fitoterapia como opção de atividade rentável. Formas de utilizar as plantas medicinais no combate à enfermidades humanas e de animais são ensinadas aos visitantes em duas oficinas diárias, às 10h e 14h30min.
Já na parcela das Florestas Comerciais, temas como produção de mel, sistema agroflorestal com citros, produção de carvão, erva-mate, pinus e mudas florestais são discutidos entre os técnicos da Emater e os visitantes, que podem conhecer no local casos de sucesso de produtores que obtem boa lucratividade com este tipo de atividade.
Pelo menos 70% do público que visita o parque é formado por agricultores familiares. Para Lino de David, presidente da Emater, a grande conquista deste ano foi a assinatura de convênio entre a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), a Emater e a Cotrijal. A ideia é fortalecer a extensão rural e contar com apoio financeiro.
– A novidade de 2012 é a participação do setor nos debates da Expodireto – comemora o presidente.