Morre favorito ao título do Mangalarga Marchador

Ômega Bavária faleceu aos cinco anos de idade; causa provável é colite

Fonte: Roberto Pinheiro

O garanhão Ômega Bavária, um dos principais candidatos ao título de Grande Campeão da 34ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, morreu ontem, dia 20. Ele tinha cinco anos de idade. O animal havia vencido o prêmio na categoria Cavalo Adulto na semana passada.

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), organizadora do evento, não informou a causa da morte, nem o horário do óbito. A filha do proprietário do Haras Bavária e gerente do criatório, Ludmila Costa, informou que a suspeita é de colite, espécie de cólica que acomete cavalos. Segundo ela, o animal não estava bem durante a prova. Ele chegou a ser encaminhado a uma clínica fora do parque, mas não aguentou.

– A Equipe Bavária está consternada com o acontecimento, e muito triste pela perda deste fantástico marchador – afirmou, em publicação no Facebook, o Haras Bavária, dono do cavalo.

Cólicas

De acordo com o chefe do hospital veterinário do Parque da Gameleira, Clayton Braga, lesões musculares e cólicas são as doenças que mais acometem cavalos durante competições. Para evitá-las, é necessário passear com o animal pelo menos uma vez por dia e tomar cuidado com a alimentação, fornecendo ração em uma quantidade máxima de dois quilos ao dia, dividia em pequenas porções.