John Kerry, emissário do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participou nesta quarta-feira (10) de uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, no espaço do Brasil na COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que ocorre em Glasgow, na Escócia (Reino Unido). O Canal Rural conseguiu apurar que, entre os principais temas do encontro, estiveram os acordos de cooperação na área de redução de emissão de gás metano e o mercado de carbono.
Uma fonte consultada pelo Canal Rural que participou da conversa também destacou as falas sobre a preocupação com ações efetivas na questão florestal, de combate ao desmatamento ilegal. Por fim, outros temas de interesse discutidos entre os representantes dos dois países foram o fim dos lixões de resíduos sólidos e o pagamento por serviços ambientais. A premissa, no caso dos serviços ambientais, seria trocar punição por incentivos.
O financiamento internacional para as ações de mitigação do efeito colateral das mudanças climáticas e as novas metas de redução de emissões que devem avançar na revisão das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Kerry teria colocado que pode contribuir com o Brasil na área de metano e de energia, setores onde os Estados Unidos têm tecnologia avançada.
Após o encontro, o enviado dos Estados Unidos disse que a “reunião foi boa”. Perguntado sobre confiar no Brasil, Kerry disse que “não se trata de confiança, mas de um passo de cada vez”.
Confira mais informações sobre a cobertura do Canal Rural na COP26 no Planeta Campo