Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

"Nas próximas décadas, 31% das propriedades rurais do RS não terão sucessor", diz secretário gaúcho

Secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Elton Scapini, salienta é que preciso incentivo para a permanência dos jovens no meio ruralEstudantes e representantes do governo estadual e de escolas rurais se reuniram nesta terça, dia 2, no auditório do Pavilhão da Agricultura Familiar, na 37° Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul, para o painel "Agricultura familiar, sucessão rural e educação no campo". Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Elton Scapini, atualmente 31% das propriedades rurais não terão sucessor nas próximas décadas.

• Leia mais notícias sobre Expointer

– Por isso o governo tem investido em políticas e programas como Leite Gaúcho e Agroecologia de Base Ecológica, que agregam mais valor e estimulam a permanência dos jovens no campo – afirmou Scapini.

Mesmo com todas as políticas, programas e leis incentivando a permanência no meio rural, nas últimas décadas a tendência tem sido os jovens, independentemente de gênero, saírem da propriedade dos pais em busca de melhores condições de vida e de trabalho nas cidades.

– A mecanização também contribuiu para destruir toda a forma de produção que não estava focada na produção de grãos – lembra Scapini.

O secretário destacou que o governo estadual tem atuado para fortalecer o novo perfil do agricultor familiar.

– Agora, o agricultor tem que pensar em produzir, comercializar e agregar valor à produção. A consequência pode ser a maior presença dos jovens no campo – diz.

A Associação Gaúcha das Escolas Familiares Agrícolas participou do debate. O diretor executivo da entidade, Adair Posebom, alertou para uma das consequências do esvaziamento da população do campo: “Vamos ter reflexos enormes nas cidades com a falta de alimentos”. Posebom enfatizou a necessidade de educação e agricultura estarem unidas.

– Educação no campo é um direito, e não podemos aceitar que escolas rurais sejam fechadas – salientou.

 Ele lembrou que, ainda este ano, uma lei federal foi publicada com o propósito de impedir que escolas rurais tenham as atividades encerradas.

• Confira os serviços da Expointer 2014

Sair da versão mobile