Realizado na manhã de quarta-feira (24) pelo Canal Rural em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a etapa de Brasília da série “Seminários sobre Sustentabilidade e Inovação no Cooperativismo” serviu para destacar as ações relacionadas a práticas sustentáveis já praticadas pelo agro nacional.
Uma das autoridades presentes no encontro, a diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fabiana Villa Alves aproveitou o momento para listar o que agricultores e pecuaristas do país fazem de bom quando o assunto é sustentabilidade. De acordo com ela, há, inclusive, movimentos que serviram de inspiração para outros mercados espalhados pelo mundo.
Em linhas gerais, a diretora do Mapa apontou que o agronegócio brasileiro é responsável por:
- Garantir a segurança alimentar do mundo;
- Permitir a inclusão alimentar de populações a produtos de maior volume biológico, “como é o caso da carne bovina brasileira”;
Plano de mitigação de emissão de carbono (programa ABC +), lançado em 2020 e quem, segundo Fabiana, serviu para pautar projeto similar apresentado na última semana nos Estados Unidos; - Respeitar a produção de acordo com cada bioma no país;
- Produzir de forma sustentável em mais de 50 milhões de hectares (conforme os parâmetros definidos pelo ABC +);
- 171 milhões de toneladas de CO2 evitadas — potencializando o crédito de carbono pelo país.
E detalhe: conforme destacado por Fabiana, o agronegócio brasileiro conta com ações sustentáveis há mais de dez anos. “Sim, temos uma produção sustentável”, enfatizou. “Mais do que isso: somos muito responsáveis e comprometidos com a segurança alimentar”, enfatizou. “Há mais de uma década, produzimos com sustentabilidade”, complementou a integrante do governo federal.
Agro sustentável na COP 27
Em seu primeiro ano de realização, a série “Seminários sobre Sustentabilidade e Inovação no Cooperativismo” passou por quatro cidades: Curitiba, Manaus, Belo Horizonte e Brasília. A última edição desta primeira temporada, realizada no Distrito Federal, teve como tema central “Da COP 26 à COP 27: o Brasil e o agro sustentável no século XXI”.
O assunto (sobre a relação do agro com a sustentabilidade), aliás, seguirá sendo destaque da parceria do Canal Rural com a OCB. Isso porque eles irão marcar presença justamente na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Programado para ocorrer em novembro, o evento terá Cairo (Egito) como sede.
Leia também:
+ Brasil pode se tornar a Arábia Saudita dos alimentos, afirma presidente do Banco dos Brics
+ ‘A nossa agricultura é a mais regenerativa do mundo’, diz ministro do Meio Ambiente
+ Seminário em Brasília debate Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo