Parque Assis Brasil recebe retoques a poucos dias da Expointer

Pilares danificados pela ação da ferrugem foram reforçados no último sábado para evitar problemas durante eventoA poucos dias do início da Expointer, trabalhadores do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), fizeram obras de melhoria e montagem de estandes. Pilares danificados pela ferrugem receberam no sábado, dia 18, uma cobertura de concreto para dar segurança à base.

A solução é temporária. Os pavilhões farão parte da reestruturação do parque que deve ser iniciada após o trabalho da consultoria contratada por entidades parceiras da organização da Expointer para a revitalização do local de 141 hectares. Além disso, fios elétricos estão sendo substituídos no pavilhão de bovinos de corte e de ovinos.

– O parque está melhor do que no ano passado, pois em 2011 ainda não tínhamos a experiência que adquirimos neste período – afirma o diretor do parque, Telmo Motta Junior.

Uma das principais ações é o aumento do número de vagas no estacionamento. Serão três mil novos lugares. Uma área junto à entrada do setor de máquinas agrícolas foi destinada para atender a esse aumento de demanda, que em 2011 causou transtornos ao trânsito no local. Um espaço para o público foi criado nos portões 15 e 16 com entrada pela Avenida do Parque.

– Além disso, teremos um número maior de orientadores de estacionamento e orientadores externos, que vão organizar filas e dar informações – salienta Motta Junior.

Entre as obras prometidas ainda em 2011 e concluídas, estão as 330 baias para equinos. Outras, como um novo pavilhão para a agricultura familiar, não foram iniciadas.

Veja o que foi feito no parque:

Bilheteria: serão disponibilizadas 55 catracas para entrada no parque, que vão funcionar por leitura de código de barras, como já ocorreu no ano passado. Para orientar os visitantes na hora de formar filas e dar agilidade à entrada no local, foram contratados 58 orientadores externos e 74 orientadores de cartacas e cancelas de veículos.

Estacionamentos: foram criadas 3 mil novas vagas. A principal novidade é uma área junto ao setor de máquinas, que também vai ser utilizada pelo público visitante. Além disso, 62 profissionais vão orientar as pessoas sobre onde estacionar. Serão 25 cancelas para os automóveis.

Sanitários: o público terá à disposição 17 sanitários, sendo que dois foram construídos neste ano. A obra também incluiu em todos os banheiros acesso a pessoas com deficiências.

Alojamentos: foram criadas 50 novas vagas nos alojamentos para receber os tratadores de animais que irão trabalhar na feira, totalizando 300 lugares.

Baias de equinos: as 330 baias para os animais foram entregues. As obras começaram no ano passado, mas apenas 120 foram entregues. Neste ano, foram concluídas.

Pavilhão da Agricultura Familiar: devido a problemas na elaboração do projeto que atrasaram a licitação, a ampliação não foi possível para este ano. Foi providenciada uma tenda ao lado do atual pavilhão para ampliar o espaço para 190 expositores.

Camping: uma área ao lado do atual camping, com previsão para 250 lugares, foi drenada para receber pelo menos mais cem criadores e expositores.

Pistas de julgamento: uma das principais demandas das associações de raças, a drenagem das pistas ficará para 2013. A Secretaria de Agricultura do Estado diz que o processo de licitação foi concluído recentemente e não teria tempo hábil para o término da obra antes do evento.