Pelo segundo ano consecutivo suínos ficam fora da Expointer

Motivo é instrução normativa do Ministério da Agricultura que limita a participação de suínos em exposiçõesMais uma vez os suínos ficaram de fora da Expointer. É o segundo ano consecutivo, já que em 2011 os animais também não participaram da exposição. O motivo é uma instrução normativa de 2002 do Ministério da Agricultura que limita a participação de suínos em exposições. A norma diz que após a feira os suínos vendidos só podem ir para outra granja de reprodução depois de quarentena e testes de sangue. A decisão de manter os animais fora da exposição foi dos próprios suinocultores. O presidente da A

– O produtor teria que ter uma pessoa à disposição 24h para cuidar dos animais e o valor que ele apurasse desses animais na venda durante a feira acabaria sendo insuficiente ou tornaria muito caro os animais para que ele pudesse comercializar, ou mesmo quem comprasse iria querem os animais assim que acabasse a feira – destaca Folador.

A associação calcula que as granjas que participavam anteriormente da Expointer deixem de comercializar cerca de R$ 30 mil cada uma sem os dias da feira. Para o ano que vem, os suinocultores estudam uma nova forma de participar da exposição. Uma das alternativas é levar amostras dos animais, numa espécie de mostruário, e comercializar diretamente apenas derivados dos suínos. Esse ano, o pavilhão da suinocultura na Expointer será destinado a atividades institucionais da associação de criadores. A Expointer 2012 abre para visitação do público no próximo sábado, dia 25.

>> Confira informações sobre ingressos, trânsito e horários de funcionamento da feira