Prefeituras gaúchas vão assinar na Expointer convênio com programa estadual de melhoramento de rebanho

Dissemina já atende a 30 municípios do Rio Grande do SulO Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina), que hoje atende a 30 municípios do Rio Grande do Sul, terá seu alcance ampliado para mais 50 cidades do Estado. O convênio entre as prefeituras dessas cidades, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) será firmado no dia 30 de agosto, na Expointer.

Coordenado pela Fepagro, o Dissemina é um projeto de parceria com os municípios para o melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho. O programa tem como público-alvo os pequenos pecuaristas e agricultores familiares. O programa fornece às prefeituras um carro adaptado para o transporte de sêmen bovino e treinamento para responsáveis técnicos locais realizarem a inseminação nos animais. Também é garantida aos municípios a distribuição de doses de sêmen, a custo zero, e nitrogênio a preço subsidiado.

– O Dissemina faz a ponte entre a pesquisa e o pequeno produtor, contribuindo para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite – afirma o diretor-presidente da Fundação, Danilo Rheinheimer dos Santos. O programa tem como meta atender a 150 municípios até o final de 2014.