– Teremos uma participação maior de exemplares este ano. Também estará presente a Grande campeã do ano passado com bezerro ao pé, Hagnella, além da participação dos animais adquiridos em Uberaba, durante a Expozebu – explica.
Entre os animais que serão expostos, estão a campeã fêmea jovem da Expozebu, trazida pela Fazenda Lobo Guará, e os filhos da grande campeã nacional, expostos pelo Sítio Tio Florindo. Para Elair, a participação em uma das mais tradicionais feiras da agropecuária é uma oportunidade de promover a raça, que passa por um momento de retomada.
– O indubrasil é uma raça genuinamente brasileira, que está em grande crescimento, sendo explorada para a dupla aptidão. Existe um grande espaço para a raça, seja para carne, seja para o leite ou no cruzamento. O indubrasil está reconquistando seu espaço – afirma.
Jairo André Gorczevski, selecionador da raça do município de Muitos Capões (RS), reitera a importância da presença na feira.
– É sempre importante estar presente numa feira como a Expointer, pois é uma vitrine para mostrar o trabalho e é um termômetro para avaliar este trabalho através dos julgamentos. Para a raça no estado, a Expointer vai ajudar a divulgar a seleção que está sendo feita, podendo apresentar as vantagens que ela pode oferecer.
Os animais da raça indubrasil estarão expostos no pavilhão de bovinos de corte do parque Assis Brasil, em Esteio (RS), durante toda a Expointer, entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro. No dia 29 de agosto, os exemplares irão para o julgamento, que será realizado pelo turno da manhã com a atuação do juiz oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Célio Arantes Heim.