– O Canadá tem uma linha de desenvolvimento humano exemplar, além de uma qualidade tecnológica extraordinária. Teremos um proveito muito grande nesse relacionamento, e também vamos ofertar nossas potencialidades, como o maquinário agrícola, que irá proporcionar uma produtividade mais intensiva aos canadenses – destacou Tarso.
Para o ministro do Comércio e Investimento de Manitoba, Peter Bjornson, o Estado apresenta muitas similaridades com a economia de sua região.
– Estamos muito animados com as expectativas deste acordo. Queremos construir fortes relações na agroindústria, buscando o aumento das exportações e importações, mas também do intercâmbio nas áreas da educação e cultura – informou.
Segundo o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Tarson Nuñez, o acordo assinado retoma a relação de fraternidade entre o Rio Grande do Sul e a província canadense, Estados-irmãos desde 1997.
– Este memorando ganha uma nova dimensão, aprofundando nosso vínculo com Manitoba. O Canadá vê o Rio Grande do Sul como uma grande oportunidade de entrada no Brasil, por meio de nossa infraestrutura qualificada, mão de obra preparada, além das parcerias na indústria criativa, tecnologia, petróleo e gás – apontou.
O Estado gaúcho exportou US$ 62 milhões para o Canadá, em 2012, entre tabaco, calçados, produtos à base de carne, couros e peles. Já as importações somaram US$ 214 milhões, com destaque para fertilizantes, papel e indústria automotiva, conformes dados da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).
O consulado honorário do Canadá em Porto Alegre foi inaugurado em junho deste ano, pelo embaixador do país norte-americano no Brasil, Jamal Khokhar.