Rio Grande do Sul iniciará programa de irrigação por gotejamento inspirado em Israel

Beneficiados serão produtores que passaram por situação de emergência por conta da estiagem que atingiu o estado neste anoO secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato, anunciou nesta quinta-feira na 35ª Expointer um projeto-piloto que deve beneficiar 10 produtores do Rio Grande do Sul com equipamento de irrigação por gotejamento. Os beneficiados devem ser pequenos agricultores de municípios que passaram por situação de emergência por conta da estiagem deste ano e que tenham participado do programa estadual Pró-Irrigação. O investimento será de R$ 500 mi

A empresa que fornecerá o equipamento é a Netafim, de Israel, que é reconhecida internacionalmente e fiscalizará o programa. A parceria é consequência da missão oficial a Israel realizada pelo Rio Grande do Sul em maio deste ano.

– A irrigação por gotejamento resulta em menos gasto de água, o volume de água utilizado é somente o necessário e o custo é baixo – afirmou o secretário.

 O secretário da Agricultura, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, disse que a sua pasta auxiliará na escolha dos produtores contemplados com os equipamentos.

– Estamos buscando sustentabilidade e grande produção. É bom para Israel porque empresas deles podem vir pra cá e crescer. É bom para nós porque a aumenta a renda do nosso produtor – declarou.

Já o Cônsul-Geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman, disse que esse tipo de parceria está no DNA do Estado de Israel.

– Todo o judeu, religioso ou não, quer melhorar o mundo. Portanto, buscamos cooperação internacional em todos os campos. A reabertura do consulado (de Israel em São Paulo) ajudou no processo. Temos que acelerar – defendeu Sztulman.