A empresa que fornecerá o equipamento é a Netafim, de Israel, que é reconhecida internacionalmente e fiscalizará o programa. A parceria é consequência da missão oficial a Israel realizada pelo Rio Grande do Sul em maio deste ano.
– A irrigação por gotejamento resulta em menos gasto de água, o volume de água utilizado é somente o necessário e o custo é baixo – afirmou o secretário.
O secretário da Agricultura, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, disse que a sua pasta auxiliará na escolha dos produtores contemplados com os equipamentos.
– Estamos buscando sustentabilidade e grande produção. É bom para Israel porque empresas deles podem vir pra cá e crescer. É bom para nós porque a aumenta a renda do nosso produtor – declarou.
Já o Cônsul-Geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman, disse que esse tipo de parceria está no DNA do Estado de Israel.
– Todo o judeu, religioso ou não, quer melhorar o mundo. Portanto, buscamos cooperação internacional em todos os campos. A reabertura do consulado (de Israel em São Paulo) ajudou no processo. Temos que acelerar – defendeu Sztulman.