• Vendas na Expointer 2013 alcançam R$ 3,29 bilhões
O tema da feira em 2014 é: “A festa do campo. Do desenvolvimento. De todos gaúchos”. Para o secretário da Agricultura do Estado, Cláudio Fioreze, a expectativa para essa edição é a melhor possível, já que nos últimos três anos foram colhidas as maiores safras de grãos da história do Rio Grande do Sul.
– Temos muito a celebrar, pois estamos em um grande momento no campo. A safra 2013/2014 superou a marca histórica dos 30 milhões de toneladas de grãos e também tivemos um crescimento muito significativo na pecuária e nos setores do leite, suínos e frangos. Esse excelente momento também é reflexo de políticas públicas consistentes, construídas em parceria com as cadeiras produtivas, por meio de nossas câmaras setoriais – afirmou.
De acordo com o governador Tarso Genro, o fato de o Rio Grande do Sul ser um Estado agrícola e agroexportador é uma vantagem.
– Quando você qualifica esse setor, dando a ele crédito e tecnologia, com políticas institucionais negociadas, ele puxa a economia sempre. Eventualmente, quando ele falha por um motivo climático qualquer, outro segmento responde. O ideal é que sempre os dois setores respondam. Mas essa reserva que nós temos de força produtiva no Estado, da agropecuária gaúcha, é extraordinária – disse Tarso Genro.
Para esta edição o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil passou pro reparos.
– A cada edição, buscamos fazer melhorias na infraestrutura da feira. Investimos em obras como a drenagem das pistas, reforma e duplicação da área de camping, conclusão do cercamento do parque, lavatórios para os bovinos – enumerou Fioreze.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas do RS (Simers), Cláudio Bier, lembrou a necessidade de modificações no local da exposição.
– No ano passado, tivemos praticamente um dilúvio durante a Expointer, mas esse ano São Pedro não vai nos pegar desavisados, pois fizemos uma contenção de barragem.
Fórum sobre logística e infraestrutura
A realização do fórum sobre logística e infraestrutura para exportação de grãos e a formalização da Aliança Láctea Sul Brasileira, que reúne Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, são alguns dos destaques da programação.
Além da assinatura de convênios, entrega de equipamentos a municípios e a apresentação dos novos projetos de modernização do parque.
A Expointer é promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Tem a promoção do Sistema Farsul/Senar/Casa Rural; Federação Brasileira de Raças (Febrac), Sistema Ocergs; Sescoop; Simers; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RS (Fetag); e Prefeitura Municipal de Esteio.
Veja a reportagem completa: