O evento, que inicia no próximo dia 25 e segue até o dia 2 de setembro, demanda uma atenção especial dos gestores de saúde. O cuidado visa evitar a disseminação de doenças infecciosas e diminuir o risco de traumas, acidentes de trabalho e intoxicações alimentares e hídricas durante o evento, que deve receber 500 mil pessoas.
Uma das novidades para a edição deste ano é o Centro Integrado de Operações e Comando da Saúde (Ciocs), uma sala voltada para o monitoramento de todas as ações realizadas no Parque Assis Brasil, sede do evento, e nas proximidades do local. O centro fará levantamento dos atendimentos dos serviços de saúde, análise dos riscos detectados pelas inspeções sanitárias e proposição de ações corretivas. As notificações de doenças transmissíveis por alimentos, surtos e agravos inusitados também serão centralizadas no Ciocs.
Durante os nove dias do evento, a Secretaria da Saúde receberá representantes dos 11 estados que irão sediar os jogos da Copa do Mundo e mais quatro observadores da Fifa. Ao todo, serão cerca de 150 profissionais da saúde envolvidos com a Expointer, entre servidores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde e de outros departamentos da Secretaria Estadual da Saúde, da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio.
Serviços de saúde
Entre os serviços de saúde oferecidos no Parque Assis Brasil, estão ocorrências clínicas
de baixa complexidade, traumas e abuso de álcool. Três ambulatórios estarão abertos no horário de funcionamento do evento e um ambulatório estará com plantão 24 horas. Duas ambulâncias ficarão disponíveis dentro do parque e outra, no entorno.
Em relação à estrutura hospitalar, estão reservados quatro leitos no Hospital São Camilo, em Esteio (RS), para o evento. O hospital conta com setores de emergência, enfermaria, UTI adulto e neonatal e serviços de apoio diagnóstico. O Hospital de Pronto Socorro de Canoas é a referência para atendimento de acidentes de trânsito e ferimentos por armas.
Ações da vigilância sanitária
A Vigilância Sanitária fará a identificação prévia dos estabelecimentos comerciais de alimentação, como lanchonetes, vendedores ambulantes e restaurantes. Os funcionários de restaurantes, ambulantes e trabalhadores das cozinhas temáticas da agroindústria familiar estão participando de palestra sobre boas práticas de manipulação de alimentos. Também será realizada uma avaliação prévia da situação e licenciamento sanitário das agroindústrias e seus produtos.