Semana Internacional do Café deve gerar R$ 25 milhões em negócios

 Feira acontece de 24 a 26 de setembro em Belo Horizonte (MG)

A terceira edição da Semana Internacional do Café – SIC, o maior encontro do setor no país e um dos principais do mundo, poderá movimentar R$ 25 milhões em negócios diretos e cerca de R$ 60 milhões de modo indireto entre os dias 24 e 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). No ano passado, a feira registrou um expressivo crescimento de 15%. 

Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e Governo de Minas Gerais, a SIC terá três eixos temáticos: Mercado e Consumo, Conhecimento e Inovação e Negócios e Empreendedorismo.

Segundo o presidente da Faemg, Roberto Simões, o evento é um momento de encontro do setor e de capacitação dos profissionais das diversas etapas da cadeia produtiva, sendo especialmente importante do ponto de vista das oportunidades de negócio: “ao todo, são movimentados cerca de R$ 80 milhões, um número que revela o perfil negocial da capital do estado, que produz 20% do café consumido em todo o mundo”.

A iniciativa, que vai receber mais de 12 mil profissionais de todo o setor, tem como principal objetivo fortalecer e valorizar o segmento, hoje um dos maiores da economia nacional e internacional. Maior produtor mundial de café, o Brasil chega a exportar cerca de 33 milhões de sacas de café por ano, posicionando o país como o segundo maior exportador do mundo. Estima-se que a importação no país seja de 21 milhões de sacas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

Para a gerente de Agronegócio do Sebrae-MG, Priscilla Lins, parte dessa produção da cafeicultura terá destaque na SIC, em que o Sebrae apresenta em seu estande quatro projetos direcionados às regiões produtoras de Minas Gerais: Cerrado, Matas de Minas, Sul de Minas e Chapada.

– Há 20 anos atuamos no setor para destacar, diferenciar e valorizar as origens produtoras de cada região, e é visível o crescimento do mercado interno e o consumo de cafés de qualidade – salienta. Lins ressalta ainda que os resultados desses projetos serão apresentados no evento que, em termos de negócios, supera expectativas a cada edição.

Ao longo dos três dias de evento, serão realizados 30 ações simultâneas, entre cursos, palestras, workshops, rodada de negócios e sala de cupping, ministrados por 60 palestrantes, sendo 10 representantes internacionais. A SIC vai apresentar também mais de 65 temas e 280 horas de conteúdo, além de contar com exposições das últimas tendências e novidades do mercado. Segundo o diretor da Faemg, Breno Mesquita, a feira oferece oportunidades para que o público interessado tenha acesso a informações sobre novas tecnologias e comercialização.

– Acreditamos que, mais uma vez, a Semana vai superar as expectativas não só em termos de satisfação do expositor e do público visitante, mas também em relação aos negócios. Desde os pequenos produtores até as grandes empresas se fortalecem com a SIC – destaca.

Entre os destaques da programação está o Espaço Café Brasil, que traz em sua 10ª edição uma ampla plataforma de negócios. Já para os milhares de apreciadores e apaixonados por café, a Semana Internacional do Café é a oportunidade perfeita para aprimorar o paladar e conhecer as últimas novidades e tendências do mercado.

– Quem passar pela SIC vai absorver dicas de harmonizações, conhecer novos cafés que serão servidos por baristas de todo Brasil, participar de palestras ministradas por nomes de peso do setor cafeeiro nacional e internacional, e viajar pelos sabores e aromas da feira – ressalta Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora.

Resultados expressivos, somados à expertise adquirida ao longo das edições anteriores da Semana Internacional do Café, solidificam o evento como referência nacional e internacional. A programação completa sobre os eventos, cursos e seminários pode ser acompanhada pelo site da Semana Internacional do Café