Segundo dados da Emater-RS, atualmente 118.336 propriedades rurais não têm sucessor definido no Rio Grande do Sul, o que corresponde a 31,3% das propriedades do estado. O presidente da Emater-RS e superintendente geral da Ascar, Lino de David, menciona a falta de incentivo e a dificuldade de diálogo entre gerações como fatores que desestimulam a permanência dos jovens no campo. Além disso, o modelo de produção baseado na monocultura, aliado à urbanização e à busca por independência financeira, atrai os jovens para os centros urbanos. De David defende a valorização do meio rural como espaço de vida, e não somente de trabalho e negócios.
– A diversificação das atividades e a autonomia de decisão por parte dos jovens devem ser fortalecidas ainda na adolescência – destaca.
O evento acontece no dia 30 de agosto, às 14h, no auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e vai reunir lideranças e jovens de todos os movimentos juvenis do Estado. Confira a programação completa da Expointer.